Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Otosclerose (perda auditiva)


                                                
Eu tenho ostosclerose bilateral, sendo que está mais acentuado no ouvido esquerdo, e hoje percebo que este problema vem de longe na minha vida, quando eu tinha 18 anos comecei a sentir uma perda auditiva e fui no Otorrinolaringologista e ele sugeriu apenas uma limpeza, melhorou um tempo, mas depois voltou a perda da audição, acentuou principalmente depois das duas gravidezes o que é característico da otosclerose, fui em um otorrino que me mandou fazer um exame de audiometria, o resultado foi uma pequena perda auditiva e que não poderia fazer nada, voltei varias vezes neste médico e nada...
Então fiquei realmente preocupada quando minha irmã foi diagnosticada com está doença, e meus sintomas batiam com os dela, hoje ela usa aparelho e precisa de cirurgia. Voltei outra vez neste otorrino que depois de ouvir sobre a minha irmã pediu o exame de audiometria e impedanciometria, e constatou que eu também tenho otosclerose, mas que ele não poderia fazer nada porque não existe a possibilidade de operar só um ouvido( balela...só pode operar um ouvido de cada vez). Minha irmã começou a pesquisar e descobriu numa comunidade do orkut um médico no hospital CEMA, marquei uma consulta e levei os exames, ele me disse é otosclerose e eu posso fazer a cirurgia, eu topei na hora. Essa doença é muito ruim e chega de uma forma sutil, quando eu não escutava direito o que as pessoas falavam eu pensava que era falta de atenção minha, mas notei que se eu estava de costas para a pessoa eu ouvia o som da voz, mas não entendia as palavras. E isso é um problema porque nem todas as pessoas tem paciência de repetir o que já foi dito, isso causa constrangimento de perguntar de novo. Quantas vezes eu não concordei com coisas que nem escutei direito, a pessoa fazia uma cara estranha e eu pensava o que será que essa bendita disse? hahahaha, ou quando a pessoa fala uma palavra e a gente entende outra....hahaha, isso é grave e ao mesmo tempo hilário...rsrsrs...estou rindo agora , mas é uma situação muito difícil, não dá nem vontade de sair de casa e ter contatos com as pessoas. Enfim vou passar pela cirurgia de estapedotomia do ouvido esquerdo e se der tudo certo daqui um ano faço a do ouvido direito. Esta marcada para o dia 5 de janeiro, por favor orem e torçam por mim.

Se você quiser saber  mais sobre a otosclerose leia  aqui http://www.forl.org.br/infodoencas_detalhes.asp?id=32

11 comentários:

Vida em movimento... disse...

Oi!
Eu sou a irmã em questão, eu também tenho otosclerose bilateral, sem o aparelho eu ouço quase que nada, vozes graves então muito menos! Ou ouço e não entendo o que é dito. Comigo também começou aos poucos e minha família e minhas irmãs que perceberam primeiro, porque no telefone eu as fazia repetir muitas vezes para conseguir entender o que dizia, demorou muito tempo para eu aceitar que não ouvia mais. Me afastei das pessoas e passei a evitar conversar em lugares que ia e depois passei a recusar convites que eu percebia que iria ter de me relacionar só para não conversar, pois eu sabia que não ouviria. Quanto mais eu fico ansiosa tentando ouvir, menos eu consigo ouvir, já fiquei com cara de paisagem muitas vezes na frente de alguém falando a minha frente, é horrível, tem pessoas que você pede para repetir e parece que a pessoa fala mais baixo ou enrolado ainda. Eu uso aparelho auditivo e me ajuda muito, mas espero em Deus também fazer a cirurgia. Bete, tenho fé firme de que dará tudo certo na sua cirurgia, vamos estar orando. Deus te abençoe!

Eliza Bete disse...

Bel por tudo isso que temos que correr atrás de tratamento para podermos pelo menos ouvir melhor, quantas pessoas não estão nesta situação e acabam ficando com depressão e perdem varias oportunidades na vida. Amém e obrigado. Bjos

Wal disse...

Olá Bete. Vi o endereço do seu blog na comunidade de deficientes auditivos no orkut. Assim como vc tb tenho otosclerose bilateral (pelo menos foi o que o médico disse ao ver minha tomografia aos 18 anos). A perda começou após aos 15 anos, e disseram que nada poderia ser feito. Hoje tenho 38 anos, e já estou quase na surdez profunda, e nada foi feito no meu caso, somente tenho motivação (de outros implantados) a fazer o implante coclear, só que ainda não tenho coragem.
Essa cirurgia que você mencionou, nunca tinha ouvido falar, e fiquei curiosa...
Tenho certeza que sua cirurgia será um sucesso, e que você compartilhará conosco suas novas conquistas. Parabéns pela iniciativa e boa sorte.

Eliza Bete disse...

Oi Wall eu só descobri sobre a cirurgia( estapedotomia) a pouco tempo, isso porque minha irmã pesquisou muito, o médico que está me atendendo faz esta cirurgia há anos e me falou que as pessoas que fazem a operação voltam a escutar muito bem, no orkut tem uma comunidade com o nome de otosclerose que tem muitos depoimentos de pessoas que fizeram a estapedotomia e tiveram sucesso, obrigado...depois da cirurgia vou escrever aqui como foi e como vai ser a recuperação.

Cleber disse...

Boa noite, espero que sua cirurgia tenha dado tudo certo, estou rezando para isso. Tenho perda auditiva bilateral e zumbido, faço uso de aparelho auditivo no ouvido esquerdo,tenho otosclerose e estou querendo fazer a cirurgia de estapedotomia. Lendo o seu depoimento, gostaria de mais informações sobre esse procedimento cirúrgico e se você poderia me indicar um especialista nessa área. Moro em Brasília- DF. Agradeço pela atenção. Que Deus te abençoe. Abraços

Eliza Bete disse...

Oi Cleber...obrigado, graças a Deus deu tudo certo na minha cirurgia sim, estou ouvido muito bem, aqui no meu blog tem o tópico "Cirurgia e recuperação" e tbem o tópico "o lado ruim da cirurgia" onde eu explico tudo como foi, mas se depois de ler vc ainda tiver alguma dúvida estou a disposição para responder. O médico que fez minha cirurgia é o Dr. Andy do hospital CEMA em São Paulo. Amém e Deus te abençoe tbem. Abço.

Eliza Bete disse...

Cleber tbem tem o tópico "ouvido novo" que eu falo do dia que fui tirar o curativo.

Norma disse...

Oí boa noite...Eu li os comentarios sobre a sus cirurgia Bete.Acontece o mesmo comigo..As vezes evito lugares e pessoas...pq nao consigo escutar direito..e estou cada vez pior da audicao.ja operei o ouvido direito varias vezes..o doutor que me operou dizia que eu tinha que operar para reconstrucao dos ossinhos...pq achava que eu poderia ter una meningite..De la pra va tbm deu problema no ouvido esquerdo sendo que tbm foi operado...Devido a muitas infeccoes...o meu médico disse que meningite eu nao iría ter mais...mas em compensacao eu fiquei surda do ouvido direito...e estou perdendo muito rápido a audicao do ouvido esquerdo...estou tocando triste com comeco de depressao...pq as pessoas nao tem paciencia de repetir as palabras....eu comprei un aparelho auditivo mas e desconfortavel demais...ja troquei por outro...mesmo assim nao consigo me adaptar...meu medico ha pediu exames de audiometria varias vezes ele disse que perda seria gradativa ...mas nao e o que está acontecendo...mesmo depois que fiz una cirurgia reconstrutiva ..nao tive melhoras ...estou perdendo rápido demais a audicao...Tenho vergonha de sair de casa algunas vezes...pq falam comigo e nao entendo o que estao falando...ate minha familia...estao me ignorando...tengo 49 anos..e tenho muito medo que eu fique surda profunda...me passao contato deste doutor do Cema..vou te agradecer muito por me ajudar..

Eliza Bete disse...

Olá Norma eu entendo tudo o que vc falou, já passei por tudo isso e as vezes é na nossa própria família que menos temos apoio e compreensão, por isso que muitas vezes eu escolho o isolamento, vc passar certas coisas com pessoas de fora é uma coisa mas com os da família é o fim!!! Olha este é o telefone e endereço do CEMA Rua do Oratório, 1369 - Mooca, São Paulo - SP, 03117-000
(11) 2602-8000. O nome do médico é Dr Andy, Deus ajude que vc consiga e me envie notícias.

Maria disse...

Boa tarde,
Desde os 3o anos( tenho 58) que comecei a ouvir mal.Uso protese auditiva , mas cada vez estou mais surda.A cirurgia deu resultado? Aqui em Portugal, ouvi dizer que passados uns anos retomamos a surdez. É dolorosa a cirurgia?Demorou muito tempo a recuperar? Me dê informações.Obrigado

Eliza Bete disse...

Olá Maria, Sim as cirurgias deram resultado bom nos dois ouvidos, e acontece sim da surdez voltar, isso acontece com algumas pessoas não todas, porque é uma doença progressiva, mesmo operando. A cirurgia não é dolorosa, o médico prescreve medicamentos para que isso mão aconteça. Em dez dias após a tontura já havia passado, fora isso precisa obedecer o prazo do médico para voltar as atividades físicas, 30 para começar caminhar e dois meses atividades pesadas, mesmo assim é bom ficar um tempo sem pegar peso, evitar pancadas na cabeça e tombos para não deslocar a prótese. Imagina, espero ter ajudado.