Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

Depoimento sobre a cirurgia de otosclerose


Olá queridos leitores, esse post tem um motivo muito especial, um portador de otosclerose escreveu um depoimento no post sobre cirurgia e recuperação e fiquei impressionada como ele descreveu sobre a sua perda auditiva, os problemas que enfrentamos com essa deficiência, a sua cirurgia e a recuperação, adorei ler cada detalhe e tomei a liberdade de coloca-lo aqui para vocês lerem, é claro que se ele não gostar terei que excluir o post rsrs, mas vamos lá.

Anônimo disse...

Otosclerose, uma coisa bem ruim na vida de alguém, eu sou portador desse mal, e afirmo, é muito ruim.
A gente vai ficando surdo aos poucos a partir do 18 anos em média, e começa a aparecer ruídos na cabeça, que começam, a ficar mais alto que os sons do mundo.
Se não tiver controle acho que pode levar uma pessoa a loucura.
Graças a Deus eu sempre fui muito calmo e controlado, e pude superar tudo isso.

Já passei por maus momentos na vida, tipo não poder participar de uma roda de conversa porque não conseguia entender o que estavam falando na maior parte do tempo, isso foi me levando ao isolamento, Graças a DEUS não me levou a depressão.

As pessoas chegam a fazer piadas na cara da gente e morrem de rir quando a gente entende errado o que alguém diz, isso é muito humilhante, não tem graça nenhuma.
Depois de muitos anos sofrendo com tudo isso, criei coragem e fiz uma cirurgia para corrigir isso, tratasse de uma microcirugia dentro do ouvido para a implantação de uma prótese para substituir um osso calcifidado.

Gente essa cirurgia é muito louca, me acordaram no meio da cirurgia e eu escutei algo como uma furadeira dentro da minha cabeça, muito alto muito barulho, insuportável, e logo depois o médico parou tudo e falou baixíssimo, “você está me ouvindo?” e pela primeira vez em anos eu pude ouvir alguém falando baixo, foi muito bom aquele momento.

Mas a cirurgia não é tão tranquila não, isso me deixou muito tonto, absurdamente tonto, não conseguia olhar para nada, tudo rodava o tempo todo nas primeiras horas.
No outro dia se eu ficasse parado eu já conseguia olhar para as coisas ao meu redor, mas tinha que me movimentar lentamente, porque rodava tudo.

O ouvido operado ficava totalmente tampado, mas mesmo assim eu não podia ouvir nada, pois qualquer som me deixava tonto, até o som da minha voz, mesmo falando baixo, foi aí decidi não falar, ficava em silencio, e todos conversavam comigo cochichando ao meu ouvido.

Foram dias difíceis, tive que ficar 15 dias sem lavar a cabeça, por risco de infecção, e esse foi o menor dos incômodos.
Depois de 15 dias as coisas começaram e melhorar, comecei a recuperar meu equilíbrio, comecei a andar lentamente, tudo com muito cuidado.

E depois de 30 dias, que trinta dias demorados, eu finalmente fui ao medico destampar o ouvido.
Foi dolorosa a limpeza do interior do ouvido, muito barulhento e ardia demais, parecia pimenta.

Mas depois, foi meio que maravilhoso e decepcionante.
Eu pude ouvir tudo que estavam falando, estava todo mundo falando alto, eu entendia tudo, mas o som estava muito ruim, era como uma corneta de carro de abacaxi, e tinha muito ruído, eu escutava muita coisa na rua, carros, caminhões, gente era muito barulho, era de enlouquecer.
Que mundo barulhento, foi difícil acostumar com a falta do silencio, mas também foi muito maneiro ouvir o pisar no chão, ouvir grilos, passarinhos, o tic tac do relógio, o eco das montanhas quando soltam o foguete.

Como foi magico, fiquei emocionado com tanta novidade, eu posso entender todo mundo agora. Mas o som continuava estranho, e eu ainda tinha muitas vertigens, não estava confiável, para dirigir andar de moto, nada disso ainda era possível.

Outra coisa que eu fiquei muito confuso é com a direção do som, eu ouvia tudo a esquerda, mas na verdade o barulho podia esta na minha direita, a diferença auditiva era gigantesca entre os dois ouvidos. Se um carro buzinasse na rua eu pensava que ele esta me atropelando pela esquerda, me assustei inúmeras vezes, foi engraçado.

Depois de 10 aproximadamente, foi tudo chegando no lugar, os ruídos sumiram, o barulho dos carros já não são notórios ou incômodos, e o som ficou normal, qualidade perfeita ou quase, as vezes tem algum som que eu me confundo, tipo não sei identificar o que é mas, está ótimo, valeu a pena, faria tudo dinovo.

Obrigado meu DEUS por tudo.

2 comentários:

Novo olhar disse...

Interessante é descrição exata do que eu vivi e senti desde antes até depois da cirurgia. Hoje já faz mais de quinze anos que fiz a cirurgia e ainda fico meio confusa quando ouço um barulho e dizer qual é a direção exata.

Eliza Bete disse...

Olá Novo olhar, eu tbem passo por isso.