Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O hipotireoidismo age no silêncio



No meu caso para falar de hipotireoidismo é preciso voltar ao passado, eu fui uma adolescente nervosinha, daquele tipo que não aguentava muito desaforo ou gente me enchendo o saco...rsrsrs, isso me acompanhou por muito tempo, quando me sentia chateada ou agredida ficava muito irritada, era uma coisa que não queria sentir, mas não conseguia me controlar e acabava fazendo bobagens. Depois de muitos anos de casada e já na gravidez da minha segunda filha descobri que tinha hipotireoidismo, meu ginecologista me explicou que provavelmente tenho isso desde da adolescência por isso a irritação, e que se não fosse tratado causaria mais sintomas e me encaminhou para um endocrinologista que disse que não faria nada no momento porque estava correndo tudo bem com a gravidez, mas que eu teria que prometer que um mês após o parto eu voltaria para refazer o exame e então ele prescreveria um medicamento. 

Acreditem, depois do parto eu me esqueci de voltar no endocrino...rsrsrs, e sofri demais, tive depressão pós parto, vivia triste e chorava muito, não tinha paciência com nada e vivia nervosa e sentia  um cansaço sem fim, fora a pele seca , meus cabelos e unhas enfraquecidos, não sei como consegui cuidar da minha filha que acabara de nascer e da outra que tinha 7 anos. Depois de um ano de muito sofrimento me lembrei de voltar...hahaha, voltei no médico fiz o exame e a tireoide estava alterada, comecei a tomar o medicamento e nem preciso dizer que minha vida melhorou muito e aos poucos fui me adequando a dosagem, é um remedinho simples que tomo em jejum ele faz as vezes do hormônio que controla a tireoide, uma vez ao ano faço o exame e se tiver descontrolado o médico faz um ajuste na dosagem e pronto fico bem. 

Porque o hipotireoidismo age no silêncio? Isso acontece porque não o percebemos, e como é uma doença que as pessoas não vêm, algumas também nem acreditam que você tem, então muitas pessoas portadoras dessa doença levam a fama de preguiçosas por causa do desânimo constante que sentem e nervosinhas pela irritação que ela causa, o endocrinologista me disse que muitos médicos também demoram para diagnosticar uma coisa que resolveria o problema de muita gente que sofre com o hipotireoidismo. Conheça um pouco sobre a doença:

O que é hipotireoidismo?
Quando seu médico diz: "Você está com hipotireoidismo", significa que você apresenta sintomas comuns, compatíveis com baixa função da sua glândula tireóide, ou seja, sua tireóide está produzindo pouco hormônio. 

Sinais e sintomas do hipotireoidismo:
Como o hormônio da tireóide afeta praticamente todas as células do seu corpo, você pode apresentar uma grande variedade de queixas se estiver com hipotireoidismo:
Cansaço
Depressão;
Pele ressecada;
Cabelos ásperos;
Unhas quebradiças;
Constipação intestinal (prisão de ventre);
Anemia;
Fadiga;
Perda do apetite;
Aumento de peso;
Períodos de menstruação irregular ou ausente;
Tornozelos e rosto inchados;
Colesterol elevado;
Às vezes, pressão baixa.
Efeitos do Hipotireoidismo
A carência de hormônios da tireóide afeta as pessoas de diferentes maneiras. Pode causar diversos problemas.
Cérebro: Dificuldade de concentração, depressão;
Pele e cabelo: Queda de cabelos, ressecamento da pele;
Coração: Diminuição do ritmo cardíaco;
Músculos: Fraqueza, dor e fadiga;
Aparelho digestório: Constipação intestinal (prisão de ventre)
Fígado: Colesterol alto;
Rins: Retenção de líquidos;
Órgãos reprodutivos: Alterações menstruais e infertilidade;
Outros sintomas: Apatia (desânimo); ganho de peso; dores articulares.

Nenhum comentário: