Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cirurgia e recuperação (otosclerose perda auditiva)


Faz 4 dias que operei do ouvido, eu estava muito apreensiva com medo da cirurgia e do resultado, eu ainda não tirei o curativo e ficou marcado retorno com Dr. Andy para o dia 13, mas já tenho sentido melhoras na minha audição, aliás quando acordei na sala de cirurgia já escutava tudo o que as enfermeiras falavam...eu não escutava deitada e sai da sala de cirurgia escutando tudo, foi muito emocionante, eu ouvi claramente o que as pessoas que estavam na sala e nos corredores do hospital falavam, quando cheguei no quarto falei para o meu marido...estou ouvido tudo.

A internação foi bem tranquila, cheguei no hospital as 7h e 9:30h já estava indo para sala de cirurgia, os atendentes e as enfermeiras são pessoas muito atenciosas. Quando voltei para o quarto uma enfermeira veio ligar o ar condicionado porque o ambiente tem que ficar bem fresquinho para não haver sangramento (isso faz pensar que no inverno é melhor para operar).

Fui orientada a comer alimentos com a temperatura do morno para o frio e terminantemente proibida de tomar café, chocolate e chá, porque tem cafeína e estimula o labirinto o que causaria ou aumentaria a tontura. Logo que cheguei no quarto se eu abria olhos tudo rodava o quarto girava, então a enfermeira me disse que eu teria que ficar com os olhos fechados e que logo passaria e passou mesmo, e para ir ao banheiro primeiro fiquei um bom tempo sentada para acostumar pois ainda sentia uma leve tontura.

O máximo que senti foi uma leve tontura e dor de cabeça...por isso recebi alta as 18h, com a orientação que o motorista não poderia correr muito e nem frear o carro bruscamente porque poderia deslocar a prótese. Graças a Deus tudo correu perfeitamente bem...e a recuperação também está tranquila. Estou tomando antibiótico para evitar infecção, um remédio para tonturas e um anestésico no caso de sentir dor.

Mesmo sem ainda tirar o curativo estou muito feliz com o resultado, estou escutando barulhos que tinha esquecido que existem...rsrsrs como escovação do dentes, barulho da água na pia, o engraçado também é que o barulho do chuveiro está me incomodando...rsrsrsrs...e já pedi para minha filha falar mais baixo...então acredito que vai ficar melhor ainda. E estou fazendo o repouso recomendado pelo médico, como não pegar peso e não molhar o ouvido para que o resultado seja satisfatório.

Agradeço muito a Deus, Dr. Andy e todos vocês que oraram e torceram por mim, e você que sofre com este problema de perda de audição (otosclerose) corra atrás do tratamento, a cirurgia é o melhor caminho, não desanime!!


267 comentários:

1 – 200 de 267   Recentes›   Mais recentes»
soramires disse...

Parabéns pela cirurgia e recuperação, e pelo jeito vai ficar ainda melhor. Eu também tenho otosclerose mas como me viro bem com aparelho auditivo não me recomendaram operar. E também dá um medinho. Mas ao ler seu relato a gente sente mais coragem. Abração.
Divulguei esta página no twitter, facebook e no meu blog www.sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com
soube do seu blog pela sua irmã, no orkut.

Eliza Bete disse...

Obrigado Soramires...eu estou muito feliz, que bom que você se adaptou bem com o aparelho...isso também é muito importante, a minha irmã me falou que está divulgando na comunidade de otosclerose do orkut...foi através dessa comunidade que criei coragem para fazer a cirurgia. Muito obrigado e vou ler seu blog também...bjos.

Viviane disse...

Bete, Que bom que vc está se recuperando. Descobri que tenho otosclerose ano passado. O otorrino não indicou cirurgia e sim aparelhos. Confesso que está dificil de aceitar, mas tento, com fé em Deus que um dia tudo vai melhorar para mim. Estou realizando testes com alguns aparelhos e tomando um medicamento para tentar estacionar o problema. Deus ajude que dê certo não só para mim, mas para todos que tentam conviver com isso. Boa recuperação. gostei do seu blog. Abraços.

Eliza Bete disse...

Oi Viviane, obrigado...tenho uma irmã que usa aparelho, ela quer fazer a cirurgia, mas mesmo assim se adaptou muito bem com o aparelho, que Deus abençoe que dê tudo certo p vc...bjos

Vgalax disse...

Srª Bete, poderia me dar maiores informações sobre o Otorrino, Dr. Andy, porque tenho este problema há mais de 20 anos e o meu médico é totalmente contra a cirurgia, com o argumento que não resolveria o problema. Preciso de dados do hospital e o nome inteiro dele.
Se puder me informar lhe ficarei grato. Deixo o meu e-mail para reposta se não quiseres informar aqui.
jrvedovato@gmail.com
Roberto
São Paulo

Eliza Bete disse...

Olá...eu operei no hospital CEMA com Dr. Andy Vicente de Oliveira, este hospital fica no bairro da Mooca em São Paulo, o Dr Andy é um ótimo médico, tudo correu bem na cirurgia, se você procurar aqui no blog falo da cirurgia e o pós cirúrgico e recuperação, antes eu passava em outro médico que também me falava que não tinha jeito que teria que usar aparelho, mas graças a Deus minha irmã descobriu o Dr Andy numa comunidade de otosclerose no orkut, operei e estou ouvindo tudo, dia 5 faz um mês e já estou bem. O telefone do Hospital é 2602 8000, o site http://www.cemahospital.com.br/, boa sorte p vc.

marteka disse...

ola tambem fiz a minha cirurgia :) ainda nao sei bem os resultados ainda estou no hospital mas to com mta esperança que tudo vai correr bem

Eliza Bete disse...

Oi Marteka vai fazer 2 meses que eu operei e estou muito bem, me adaptando aos sons ainda, mas escutando tudo. Boa sorte p vc.

Costa disse...

Estou feliz pela sua ganha auditiva, eu tenho perda auditiva bilateral e faço cirurgia de otosclerose esse mês, você poderia passar o seu e'mail, gostaria de fazer algumas perguntas para você, ficaria muito grato. Abraços. Costa - Brasília -DF

Anônimo disse...

Boa dia Senhora Bete,
Sou portador de otosclerose bilateral e tenho perda auditiva condutiva e neurossensorial nos dois ouvidos (severa ) a quase 10 anos, faço uso de aparelho auditivo no ouvido esquerdo, resolvi operar o lado esquerdo este mês, gostaria de mais informações sobre sua cirurgia, se ouve ganho na sua audição, se você chegou a usar aparelho auditivo se sua perda era condutiva e neurossensorial e se existe a possibilidade de a prótese calcificar como o estribo anterior. Fico feliz quando você fala que saiu do hospital ouvindo, estou nessa expectativa, não vejo a hora. Fico muito grato se a senhora responder as minhas perguntas. Atenciosamente. Abraços Costa ( e'mail - cklcosta@hotmail.com )

Eliza Bete disse...

Olá Costa...optar pela cirurgia foi a melhor coisa que eu fiz, já na sala de cirurgia comecei escutar muito bem, eu também tenho otosclerose bilateral, e ainda pretendo operar do ouvido direito, quando a possibilidade de calcificação da prótese eu não sei te informar, só perguntando a um médico mesmo, mas nunca ouvi falar disso, qualquer dúvida se eu puder ajudar meu email é betemaia06@yahoo.com.br.

Anônimo disse...

Olá Sra Bete!
Eu farei minha cirurgia no proximo mes e confesso que estou bastante apreensiva. Tenho um pouco de meda da recuperação. Vc foi pra casa no mesmo dia da cirurgia? Teve muito enjoo? Anestesia foi geral? Obrigada!
Mariella

Eliza Bete disse...

Oi...Mariella,então eu também senti medo, mas procurei não pensar muito nisso, porque queria muito ouvir melhor e a perda da audição já estava atrapalhando muito minha vida, eu operei as 9h da manhã e as 18h do mesmo dia já estava de alta, como moro no interior de São Paulo demorei umas 2h para chegar em casa, o médico orientou meu marido a dirigir devagar e sem freadas bruscas, eu senti uma leve tontura e um pouco de enjoo, foi suportável. A anestesia foi geral. De nada...qualquer coisa é só perguntar que respondo.

Anônimo disse...

Que coisa boa sair no mesmo dia! Eu sou de Brasília, procuro fazer a mesma coisa que vc, nem pensar muito. Hj estou com 30 anos e há 5 eu descobri, so que minha perda já esta me atrapalhando muito!! Depois te conto como foi! rsrs
Mariella

Eliza Bete disse...

Mariella boa sorte p vc, que Deus ajude para que dê tudo certo.

Maria disse...

Boa Noite Bete! Soube de seu blog por sua irmã na comunidade do orkut... Também fiz cirurgia nos dois ouvidos, a mais recente há 1 ano e estou ÓTIMA!! Concordo com sua afirmação de que a cirurgia foi a melhor escolha.
É muito bom saber de pessoas que encorajam outras portadoras do problema. Parabéns pela iniciativa do blog e boa sorte na recuperação!
Maria

Eliza Bete disse...

Oi Maria...é bom saber que deu tudo certo para você, eu percebo que cada dia que passa eu escuto melhor ainda, vou fazer a cirurgia no outro ouvido no final do ano...obrigado e tudo de bom p vc também. Abraço

Covatti From Hell disse...

Boa Noite Bete,sou Henrique e tenho 20 anos,meu pai e eu possuímos otosclerose,a minha começou a aparecer durante a adolescência e eu não percebi,o que prejudicou nos estudos,faz quase 2 anos que uso aparelho auditivo,me ajudou muito,porem pra mim é muito desconfortável.Eu não queria fazer ainda a cirurgia,pois ainda tem um risco muito grande,porem eu percebi que se deixar para depois,vou viver com um desconforto continuo.Gostaria de saber onde e quem foram os profissionais que lhe operaram,Obrigado!

Eliza Bete disse...

Boa noite Covatti From Hell, eu comecei a ter este problema na adolescência também, mas não sabia, e quando soube da cirurgia de otosclerose já fui atrás e fiz, eu também tinha medo dos riscos da cirurgia, mas senti muita segurança no médico e já tinha lido muitos depoimentos sobre ele na comunidade de otosclerose no orkut. Eu operei com o Dr Andy Oliveira Vicente do hospital CEMA na Mooca em São Paulo, foi a melhor decisão da minha vida, faz 4 meses que operei e estou cada dia melhor da audição...ainda vou operar o ouvido direito no fim do ano. Boa sorte p vc.

Anônimo disse...

Boa noite,eu tenho perda auditiva, a dois anos que estou usando aparelho auditivo,mas ja tava ouvindo mal a mais tempo.foi 3 medicos e nenhum me disse qual a doença,todos mandaram usar aparelho auditivo,e o pior é que tou ficando doida com tanto zumbido,a historia da sua irma faz me lembrar a minha,preciso de ajuda...boa sorte pra voce

Eliza Bete disse...

Boa noite...parece mesmo a história da minha irmã, ela quer muito fazer a cirurgia, mas está dependendo do convênio...boa sorte p vc tbem.

Rose disse...

Oi Bete!
tenho otosclerose a 2 anos e agora resolvi fazer a cirurgia.
è muito bom saber q a cirurgia vai me proporcionar uma vida melhor.
Mas tenho medo da recuperação.

Eliza Bete disse...

Oi Rose...fazer a cirurgia foi a melhor decisão que eu tomei, melhorou muito a minha vida...quanto a recuperação não tenha medo, é só seguir as recomendações médicas e tudo dará certo. Boa sorte p vc e mande notícias. Abraço.

Luís Paulo disse...

Olá sou o Luis Paulo de Santos/SP, tenho também otosclerose e vou operar no próximo dia 24/08/2012 em SP. Muito legal seu blog parabéns, fiquei mais otimista. Abraço

Eliza Bete disse...

Luis Paulo pode ficar otimista sim...vc não vai se arrepender de operar a minha audição está a cada dia melhor. Abço.

Anônimo disse...

oi bete meu nome é lucimara descobri que eu tinha otosclerose a 10anos desde então minha vida foi pensar em fazer a cirurgia mais o medo é muito grande,quando eu li seu depoimento me deu coragem tive fé de que daria tudo certo fiz a cirurgia no dia 09 08 2012 com dr wanderley de piracicaba hoje passei pela primeira vez com o doutor para tirar o curativo foi emocionante pois eu estava escutando tudo a emoçao é enorme eu não sabia se eu ria se eu chorava é muito feliz de que a fé me ajudou muito quem te

m essa doença agredide eu seu médico com fé em deus e tudo da certo
daqui 1 ano eu farei no outro ouvido muito obrigada dr wanderley

Eliza Bete disse...

Oi Lucimara, vc não imagina como fico feliz com o seu depoimento...eu fiz este blog para tentar ajudar as pessoas com o mesmo problema que o meu, que bom que deu tudo certo para você...Boa recuperação e fique com Deus...abraço.

Eliza Bete disse...

Olá Lucimara vc pode me informar onde vc passou pela cirurgia em Piracicaba, se foi pelo convênio ou SUS. Obrigado e bjos.

Vgalax disse...

Bete

Tenho ou tinha otosclerose bilateral. Neste mês, no dia 2, fiz a cirurgia de Estapedectomia do ouvido direito, no hospital Cema, com o Dr. Andy. Infelizmente, o meu caso está indo para aquele percentual que não se recupera, ou seja, a minha audição ficou pior. Retornei ontem (27.08.2012) e fui atendido pelo Dr. Victor, que me pediu para aguardar 90 dias para nova avaliação. Não tenho o propósito de desiludir a quem queira operar, porém, é bom saber que sempre há riscos em qualquer cirurgia, mais, ainda, com advento de prótese.
Roberto
São Paulo SP

Eliza Bete disse...

Olá Roberto realmente a cirurgia de estapedectomia envolve riscos, aliás qualquer cirurgia que precisamos fazer, por isso temos que pensar bem antes de decidir, mas no seu caso o médico confirmou que a cirurgia não foi bem sucedida? Talvez com o tempo vc vai voltando a escutar normal...vou torcer muito por vc, Deus ajude para que dê tudo certo, mande notícias. Abraço.

Anônimo disse...

Boa noite sofro há dez anos tenho perda auditiva em um ouvido mas minha vida está cada vez mais anti-social...decidi tentar fiz a audiometria e agora vou fazer a tomografia...para ver se é possível a cirurgia ainda. O aparelho é muito caro minha única tentativa é a cirurgia. Estou anciosa, quanto tempo de afastamento vc levou? obrigada.
































Eliza Bete disse...

Olá espero que dê tudo certo p vc, após 15 dias da cirurgia fui voltando as atividades normais sem pegar peso é claro. O meu médico me liberou para atividades físicas após 30 dias. Abraço.

Eu disse...

Olá, Bete. Tenho otoesclerose nos 2 ouvidos e estou prestes a operar o direito (o mais debilitado). Fiquei muito na dúvida entre usar o aparelho auditivo e fazer a cirurgia. Mas, os dois médicos que fui, sugeriram a cirurgia. Confesso que, de início, fiquei com medo da anestesia geral. Mas o segundo médico que me consultei fará com anestesia local + sedação. Fiquei mais tranquila! E o meu medo agora é o pós operatório: medo de ficar tendo tonturas com frequência. Moro sozinha, tenho meu trabalho e independência. É claro que depois da cirurgia, devo ficar na casa dos meus pais por uns dias... mas pretendo voltar para "meu canto" e para as minhas atividades normais assim que me recuperar. O que vc tem a dizer sobre as tonturas após a cirurgia? Atrapalham muito? (Sei que isso depende de pessoa para pessoa, mas gostaria de saber sobre o seu caso).

Obrigada, Isabela.

Eliza Bete disse...

Olá Isabela eu tbem fiquei com receio da anestesia e cirurgia, mas procurei não pensar muito nisso porque eu queria muito voltar a escutar melhor, eu tive muita tontura quando sai da sala de cirurgia e fui para o quarto, mas a enfermeira me orientou a ficar um bom tempo com os olhos fechados e foi bom mesmo, aos poucos foi passando, e durante a recuperação eu sentia uma leve tontura, mas o médico prescreveu medicamento para isso, então deu tudo certo graças a Deus. Espero que dê tudo certo na sua cirurgia, me mande notícias. Bjos

Anônimo disse...

ola bete eu tbm estou preste a fazer a cirurgia,confesso q estou morrendo de medo, ansiosa demais.mais o meu maior medo e depois da cirurgia pelas precausoes, tipo perder a audiçao toda.mais tbm gostaria q vc me falase um pouco como e sua vida depois da cirurgia se e normal, se podemos praticar todas as atividades de antes.ex: eu fasso academia,sou costureira e gosto muito de balada ,vc sabe se depois da cirurgia eu vou poder fazer as mesma coisas de antes.bjo fiquei muito feliz depois que eu li sua historia.

Eliza Bete disse...

Olá! vc não deixou seu nome...rsrs, eu também fiquei bem apreensiva antes da cirurgia, mas coloquei nas mãos de Deus e fui, tive algumas dificuldades igual eu relato aqui no blog, mas deu tudo certo, eu só pude voltar a caminhar e ir para academia 30 dias após a cirurgia, assim mesmo o médico recomendou nos primeiro meses fazer exercícios de baixo impacto por causa da prótese que coloca dentro do ouvido para não deslocar, e não deixar molhar, tem que colocar um algodão com óleo de amêndoa no ouvido antes do banho depois disso tenho vida normal, quanto a balada acho que no começo vc mesmo não vai aguentar por causa do barulho. Deus ajude que dê tudo certo p vc. Abraço.

Lucass disse...

Ola eu fiz a cerugia e to sozinho em casa ai minha faixa os trem tudo acabo de cai to vendo
os ponto sera se e normal isso

Eliza Bete disse...

Olá Lucas não entendi muito bem o que vc falou, mas quando eu operei não teve faixa nem ponto, eu vim para casa com um algodão no ouvido...seria bom vc não ficar sozinho por causa da tontura, tente falar com o seu médico, boa recuperação. Abraço.

Anônimo disse...

Boa noite Bete,

Eu tenho 25 anos e, apesar de saber que escuto pior que as outras pessoas há bastante tempo, fui diagnosticada com a doença há pouco tempo. E a médica me sugeriu cirurgia, justamente pela minha idade. Talvez por nunca ter passado por nenhum procedimento parecido, não havia me dado conta ainda dos riscos e nem das consequencias de uma possível operação. Como os depoimentos aqui são reais é muito legal, porque não são números nenhuma estatística. To postando só pra agradecer pela iniciativa! Se mais um médico indicar, acho que farei sim a operação, confiante que dará tudo certo! =) Obrigada! Patrícia

Eliza Bete disse...

Olá Patricia eu que agradeço...e o mais importante vc já está fazendo que é se informando sobre o assunto, a cirurgia me ajudou muito, hoje fico mais segura em conversar com as pessoas. Boa sorte p vc e mande notícias. Bjoss

Anônimo disse...

Ola Bete! Adorei seu blog e acredito que ele tem ajudado muitas pessoas que sofrem do mesmo problema. Eu descobri que tenho a doença em julho/2012, vou operar dia 24 agora, no Hospital Cema, com o Dr. Eduardo Spirandelli, estou bastante ansiosa, mas creio em Deus que tudo vai dar certo. Gostaria de saber se o repouso é absoluto, ou vc só não pode fazer esforço e pegar peso.
Obrigada.
Roseli Santos - Sao Paulo

Eliza Bete disse...

Olá Roseli...obrigado!! É normal ficar ansiosa, me lembro que fiquei também...olha o repouso absoluto foi nos primeiros dias, tem outros posts no blog que relato tudo, depois de 15 dias eu já estava dirigindo, mas isso vai da pessoa e depende da recuperação. Deus ajude que dê tudo certo p vc. Abraço e mande notícias.

Anônimo disse...

Olá Bete, estou aqui de novo, operei no dia 24, às 8hs e 10h30 já estava no quarto. O Dr. disse que a cirurgia foi bem sucedida, confesso que fiquei apavorada no começo, porque o mundo ficou girando durante algumas horas e sentia muito enjôo, mas fui pra casa no mesmo dia, e hj, 4 dias após a cirurgia estou me sentindo bem, sinto tontura se ficar abaixando a cabeça ou levantando muito rápido, por isso estou de repouso, sinto que meu ouvido está bem melhor, estou ouvindo muitos sons que há tempos não ouvia, ele está muito sensível, as vezes, ouço alguns apitos e zumbidos,dia 01/02, eu tenho retorno com o médico para tirar os curativos internos e tenho certeza que vai ficar ainda melhor... estou enjoada de ficar em casa sem fazer nada, más estou feliz por Deus ter abençoado a cirurgia e estar correndo tudo bem com a minha recuperação. abraços a todos e a você Bete...

Roseli Santos

Eliza Bete disse...

Olá Roseli...eu fico muito feliz porque deu tudo certo com vc, e foi exatamente igual comigo, sobre os zumbidos e apitos é por causa do curativo que vai secando dentro do ouvido, quando tirar vc vai ver como vai ficar maravilhoso...rsrs. Tudo de bom p vc. Bjoss

Anônimo disse...

Oi Bete, achar seu blog foi a melhor coisa q me aconteceu. Vou fazer a cirurgia mes proximo,mas estava mto apreensiva qto ao pós-operatório.
Vc com certeza me animou mto qto a isso,mas ainda temo uma anestesia geral,pois meu medico so pediu exames de sangue p ver coagulação e etc.
Vc pode me dizer quais foram seus exames pré-operatorios? Bjo e obrigada

Eliza Bete disse...

Olá que bom que vc gostou do blog, o exame pré operatório que o médico me pediu foi o de sangue para ver coagulação, de hepatite essas coisas...e tive que passar com um cardiologista para fazer um eletrocardiograma...e não precisa agradecer, mande notícias bjoss

Eunice Borges disse...

Olá Bete,
Fiz a cirurgia há 7 dias...graças a Deus fui mto feliz,deu td certo.
O medico ja tirou o curativo um dia após ter me operado...voltei pra casa somente com um algodaozinho no ouvido.
Como já faz mais tempo que vc fez,gostaria mto que vc tirasse alguma duvida minha.
Estou com a cabeça igual uma caixola velha,ouvido uma variedade de sons,sem contar q qdo as pessoas conversam parece q o som entra e para na cabeça. Isso me causa mta ansiedade. Me diga qto tempo faz q vc operou e me diga tbm como vc esta se sentindo,por favor? Bjo,Deus te abençoe!

Unknown disse...

Olá bete,

Descobri no mês passado que tenho Otosclerose fenestral, apesar do médico dizer que é genético até onde eu saiba ngm na minha família teve algo parecido.
O meu otorrino indicou o Dr. Andy para fazer essa cirurgia e encontrei o seu blog quando estava fazendo uma pesquisa sobre ele.
Ainda bem que encontrei essa página, pq gosto de sentir confiança no médico que eu vou passar.

Muitoooo Obrigada e parabéns pelo blog.

Eliza Bete disse...

Olá Eunice fico feliz que deu tudo certo p vc, faz 1 ano e 1 mês que eu operei e realmente é essa sensação que vc está sentindo que eu senti...mas não se preocupe com o tempo melhora muito...os sons se misturam, como vc não estava acostumada estranha mesmo...rsrsr. Hoje eu ainda me assusto com certos barulhos e me confundo tbem... principalmente se vou em alguns ambientes com som muito alto. Mas nada se compara ao tempo que eu não escutava direito. Fica c Deus e bjoss >> no blog tem outros posta sobre o meu ouvido.

Eliza Bete disse...

Olá Juliana eu descobri que tenho otosclerose através do diagnóstico dado a minha irmã, mas hoje sabemos que a minha mãe tbem tinha pelas queixas que ela fazia do ouvido...o Dr Andy é um médico muito bom vc vai gostar, tem vários posts no blog sobre o assunto...obrigado pelo elogio e boa sorte p vc!!! bjosss

Anônimo disse...

Oi Bete. Fiz a cirurgia há apena s 48 horas, e , em principio, saiu tudo dentro do planejado. Tive um pouco de tontura, apenas quando fazia movimentos bruscos com a cebeca, sintoma que vem gradativamente melhorando.

Uma coisa me preocupa. 24 horas depois da cirurgia, apareceu um sumbido agudo e constante. Li num comentario seu que isso tinha causa no curativo. Pergunto:

Vc tinha zumbidos antes de operar?

Apos a cirurgia eles voltaram?

Eram constantes ou intermitentes?

Persistem ate hoje?

Parabens pelo blog! Ele foi muito importante na minha cecisao de operar.

Rodrigo

Eliza Bete disse...

Olá Rodrigo procure não fazer movimentos bruscos por causa da tontura, o médico me explicou que é colocado uma prótese dentro do ouvido que vai se fixando conforme vai sarando...por isso tbem o repouso recomendado.

Eu tinha muito zumbido no ouvido antes de operar e após a cirurgia melhorou muito...não notei se voltaram pq no ouvido não operado o zumbido é bem intenso.

Eu tinha zumbidos constantes, sendo que a noite que faz mais silêncio piorava.

Como te falei eu tenho muito zumbido no ouvido não operado...então se tem no que eu operei nem percebo mais.

Boa recuperação p vc. Que Deus ajude que dê tudo certo!!

Cleuza disse...

Bom dia Bete... muito bacana seu blog. Fiz a cirurgia dia 17/01/2013... já pouco mais de um mês. Já escuto bem mais pelo ouvido operado, mas sinto ele um pouco abafado, não sei se sentia isso também. Semana que vem retorno ao meu médico, louca para ele me liberar pelo menos uma caminhadinha leve...rsrs... Boa sorte e parabéns pelo seu blog.

Sandra Freire disse...

Olá!
Pois é, eu sou mais uma com otoesclerose bilateral, o que me tem trazido diversos dissabores :( perdi meu trabalho, minha vida social não tem nada a ver com o que era antes..agora fujo do contacto social, isto para não falar do resto...os zumbidos, ruídos,e um grande cansaço mental pelo esforço que faço para ouvir o mundo que me rodeia!
já era para ter sido operada, mas entretanto engravidei 2 vezes..uma das gravidezes não correu nada bem, perdi a bebé e quase morri..e desde essa primeira gravidez que notei que piorei imenso da audição! agora já tenho minha Victória com 18 meses e, pelos vistos chegou a hora de fazer a cirurgia :) :( estou apreensiva, com receio..de tudo! da anestesia, de controlar minha ansiedade, e do pós operatório, não e nível da dor, mas das vertigens!! é que eu já sofro disso desde os 16 anos..de vez em quando tenho esses episódios de vertigens que são horríveis!
Mas sei que se não operar só vou piorar..Minha mãe também tem este problema, mas o médico dela não a incentivou a ser operada, e ela então usa aparelho já há muitos anos. É a única maneira de ela conseguir trabalhar, de fazer sua vida! Eu já experimentei o aparelho mas não gostei nada..achei que era um som tão artificial, detestei sentir aquele aparelho dentro do meu ouvido...bem, fartei-me de chorar!!!
Queria dar os parabéns pelo blog, que por acaso descobri enquanto pesquisava sobre esta doença, e me tem ajudado muito a manter um pensamento positivo!
Espero que Deus me ajude para que a cirurgia, o pós operatório corram bem! Que o meu anjinho da guarda, mais uma vez me dê coragem, força para que eu consiga ultrapassar este obstáculo na minha vida ;-)
Parbéns e obrigada pelas palavras esclarecedoras e positivas deste blog!
Beijos

Eliza Bete disse...

Olá Cleuza, obrigado rs...que bom que deu tudo certo com a sua cirurgia. Quanto ao ouvido abafado o médico me explicou que conforme vai cicatrizando vai melhorando cada vez mais a audição. Boa sorte p vc tbem. Bjos

Eliza Bete disse...

Olá Sandra é muito difícil mesmo essa situação, só pessoas que passam por isso conseguem entender, eu tbem percebi que depois que tive as minhas filhas a perda da minha audição piorou muito. Se vc decidiu pela cirurgia é muito importante vc ter coragem de ir até o fim...não se preocupe, após a cirurgia eu senti uma leve dor de cabeça e uma leve tontura tbem...os medicamentos para dor e tontura aliviam bastante esses sintomas. Obrigado pelo elogio...posso dizer q a cirurgia foi a minha melhor escolha porque fiquei bem depois. Vou torcer muito por vc, que Deus ajude que dê tudo certo, qualquer coisa se eu puder ajudar me procure, vou deixar meu email(betemaia06@yahoo.com.br)Bjos

Vgalax disse...

Para Sandra

Comecei a sentir o problema a partir dos quarenta anos, perdendo paulatinamente a audição de forma bilateral. Fiz vários tratamentos para tentar bloquear o progresso da doença, mas tudo em vão. Em agosto passado (2012) fiz a cirurgia do ouvido direito, com o Dr. Andy, do Hospital Cema, em São Paulo. Cada pessoa tem o seu próprio organismo e ele reage de forma diferente de um indivíduo para outro. Tive alguns problemas nos dois primeiros meses, principalmente por uma infecção na mastoide, que não era esperada pelo Dr. Andy. Depois de tratada eu voltei a ouvir bem melhor que ouvia antes, algo em torno de 60 a 70% a mais, mas ficou com um estalo ao engolir que terei que conviver com ele. Mesmo assim, não ouvir e o zumbido são bem piores do este estalo.
Portanto, fé em Deus e um bom profissional e você verá que tudo correrá de forma satisfatória e você voltará a ouvir bem melhor.
Um abraço e felicidades.

Que Deus ajude a Bete, pois por este singelo blog ela tem ajudado muitas pessoas que sofrem com esta doença, que herdamos de nossos antepassados.

Eliza Bete disse...

Obrigado Vgalax tudo de bom p vc!! Abço

Sandra Freire disse...

Olá Bete:)
Tudo bem??como está a recuperação?já faz a vida normal??
Estou decidida pela cirurgia e não volto atrás não..e é já na semana que vem! Diariamente tento visualizar-me a ouvir coisas que já não ouço mais, imagino captar tudo o que as pessoas me dizem sem ter que dizer hãã, não ouvir..ou sorrir sem ter percebido nada do que me disseram..Como vai ser bom poder usufruir mais deste sentido, desta faculdade do ser humano que aos poucos fui perdendo..Espero que corra tudo bem, e que eu possa ir logo para casa :) já sinto saudades da minha menina por antecipação..como é o pós operatório? não evo pegar em pesos, né?? uii, não vou poder pegar nela :( tem que se ficar deitada muito tempo? quando é que voçê pôde voltar a sair de casa, conduzir??
Há muitas questões que tenho para pôr ao médico mas só vou estar com ele na véspera da cirurgia...uma delas é se eu voltar a engravidar outra vez será que este ouvido operado vai voltar a perder audição?!
Obrigada por todo o apoio! Eu vou dando noticias..beijos

Sandra Freire disse...

Olá Vgalax!
Obrigada pelo comentário :) é sempre bom ouvir experiências positivas de pessoas que sofrem o mesmo que nós??
Fiquei a pensar nisso do estalo, ainda não passou??é mesmo, cada caso é um caso, nossos organismos são todos diferentes, não reagem da mesma forma..espero que melhore com o tempo!
Eu comecei a sentir a perda de audição muito antes dos 40..comecei nos 30 e pouco :( e é engraçado que aqui em Portugal nunca me falaram de algum tratamento para bloquear o processo. Aliás existem médicos que nem sequer falam em cirurgia, como por exemplo o da minha mãe..se calhar estamos mais atrasados em matéria de saúde:(
Espero mesmo que o meu médico tenha a arte desse Dr. Andy, que até dá vontade de conhecer, pela maneira como voçês falam dele :)
Mais uma vez obrigada e felicidades, força a todos os que passam por esta condição de surdez..Abraços

Eliza Bete disse...

Olá Sandra já faz um ano e 2 meses que eu operei e estou muito bem, antes eu não tinha ânimo para ir em lugares onde teria pessoas que eu não conheço porque tinha dificuldade de entender o que falavam...agora faço um curso de cabeleireira e estou me saindo muito bem, penso que se fosse antes da cirurgia eu teria muita dificuldade. O meu médico me orientou que após a cirurgia para que eu não pegasse peso e fizesse esforço por 30 dias...com 15 dias dá para fazer coisas leves...quanto a sua filha o ideal é se for pegar no colo que seja sentada é bom vc perguntar para o seu médico. Eu voltei a dirigir com 15 dias, mas isso vai de pessoa para pessoa. Eu desejo que Deus ajude para que dê tudo certo na sua cirurgia...boa sorte e qualquer coisa se eu puder ajudar estarei sempre por aqui. Abraço.

Vgalax disse...

Sandra

O estalo foi em decorrência, segundo o Dr. Andy, de um processo inflamatório da mastoide, devido a uma forte gripe que tive no pós operatório. Já estou me acostumando com o fato e, quem sabe, um dia venha a desaparecer. Também me tratei com vários Otorrinos que não recomendavam a cirurgia, porém, pelo blog da Bete tomei ciência que várias pessoas foram felizes. Quanto ao Dr. Andy, realmente ele é um ótimo profissional, mas aqui em São Paulo existem outros bons Otorrinos também bem conceituados.

Roberto Vedovato
Pseudômino: Vgalax
São Paulo SP

Vgalax disse...

Sandra

O estalo foi em decorrência, segundo o Dr. Andy, de um processo inflamatório da mastoide, devido a uma forte gripe que tive no pós operatório. Já estou me acostumando com o fato e, quem sabe, um dia venha a desaparecer. Também me tratei com vários Otorrinos que não recomendavam a cirurgia, porém, pelo blog da Bete tomei ciência que várias pessoas foram felizes. Quanto ao Dr. Andy, realmente ele é um ótimo profissional, mas aqui em São Paulo existem outros bons Otorrinos também bem conceituados.

Roberto Vedovato
Pseudônimo: Vgalax
São Paulo SP

Sandra Freire disse...

Olá Bete :)
Pois vc já tem 1 ano de operada!e eu pensava k tinha meses, ehehe..mas ontem dei-me ao trabalho de ler todos os posts do blog do inicio ao fim..desculpe a confusão!
Muito obrigada pelo carinho! Espero que se dê bem no seu curso e que continue a ouvir BEM!
Muitas Felicidades para si e sua família..
Eu vou dando noticias acerca da cirurgia!
beijos

Eliza Bete disse...

Oi Sandra eu que te agradeço por ler meu blog...rsrs, obrigado eu estou amando fazer o curso, desejo tudo de bom para vc tbem...vai dar tudo certo!! bjoss

Renne disse...

Olá Bete.

Também operei com o Dr. Andy na última quinta-feira.
Segundo o Dr. a operação foi bem sucedida. Hoje estamos no sábado e ainda estou com muitas tonturas, principalmente ao movimentar a cabeça de um lado para o outro ou de subir e descer a cabeça. Como operei o lado esquerdo também sinto a língua do lado esquerdo como se estivesse anestesiada pelo dentista. Ainda no hospital tive alguns sangramentos que os médicos disseram serem normais.
Quanto a audição, ainda não senti nenhum resultado imediato, pois ainda estou cheio de curativos e com um eco gigante quando falo, parece que tem um amplificador dentro da minha boca.

Eliza Bete disse...

Olá Renne a tontura melhora com o passar dos dias e quanto as sensações que vc sente é normal por causa do curativo que fica dentro do ouvido, pelo menos no meu caso passou depois que tirou, melhoras p vc e que Deus ajude para q dê tudo certo!! Abço.

Sandra Freire disse...

Olá querida Bete :-) conforme prometido cá estou após operação para relatar minha experiência! Fui operada no dia 15 Março. O dia anterior e o próprio foram vividos com alguma ansiedade :( mas agora olhando pra trás até axo k me portei bem pois houve momentos que quando estava no quarto já a soro á espera de ir para o bloco de cirurgia, pensei que ainda estava em tempo de fugir dali..mas não fugi e feui sempre dizendo para mim própria k ia correr td bem..o k me estava a causar mais confusão era a anestesia geral, mas olha correu bem. O pessoal hospitalar foi simpático, estavam sempre a brincar ..e pronto depois de estar a cormir acordei com a sensação k tinha sonhado e td..e não senti vertigens o k me surpreendeu..mas ainda no recobro senti meu coração disparado e dor no ouvido, o k me incomodou bastante..mas dp passou, deram-me algo para as dores, disseram k era normal, k seria efeito da anestesia..ainda tive um bom tempo no recobro e então passei para a enfermaria. senti alguma tontura ao andar deitada na cama, mas nada de especial..mais tarde foram levantando minha cabeceira aos poucos, dera-me um sumo que me soube tão bem :) pois estava faminta!!
Nesse mesmo dia consegui ir para casa graças a Deus, pois só pensava que não queria passar ali a noite, queria ir ficar perto da minha flhota!!
Não posso mesmo queixar-me pois não tive aquelas grandes vertigens como já tive e pensei que fosse repetir uma vez que foram mesmo mexer na zona que controla nosso equilíbrio..mas nos primeiros dias custa um pouco, senti k ainda estava com efeitos da anestesia..não sei se seria disso mas tinha um sabor estranho na boca..para me deitar e levantar da cama tinha que ser gradual..ainda hoje acontece mas tá melhor :)
uma pessoa parece um robot a andar e a nível dos sons eu sentia-me estranha pois o meu ouvido estava completamente tapado com o curativo.
Oh meu Deus cheguei a pensar, será que a operação foi bem sucedida, ainda não ouço melhor!!
Bom e tudo só passou quando passado um semana fui ter com o médico que me tirou o curativo e me disse que ainda ficou um penso interior, pelo que tenho que por uns pingos durante 10 dias..não percebo se este penso se vai desfazer.
Agora estou gostando cada vez mais do efeito, tem vezes k o ouvido fica tapado, especialmente quando ponho os pingos, os sons tb ainda são distorcidos, mas no geral já ouço bastante melhor :):):) k alegria!!
já não preciso por a tv, o rádio tão alto, já ouço sons k me tinha eskecido k existiam, como o barulho do meu autoclismo quando está a encher:)
Correu td muito bem, só senti um pouco de falta de atenção do médico, parece k quando está cmg é td a despachar;( atá já me mandou trabalhar hoje quando ainda não me sinto 100 % capaz de o fazer...já tenho uma dor de cabeça, até o barulho do computador me incomoda.loll..
sinto que o meu corpo merecia mais uns dias de descanso, afinal ainda nem fez 2 semanas que operei!
e agora só vou ter com o médico a meio de Abril...deve ser para fazer o exame para ver mesmo qual o nível de audição com k fikei!
Espero que com o passar dos dias a audição melhore ainda mais, tenho fé que sim, aliás eu axo k se calhar passado uns bons meses é que eu vou estar a usufruir em pleno do funcionamento desta pequena prótese que eu adoro ;) que me foi implantada no ouvido.
Bete vc já vai ser operada ao outro ouvido? que é k o médico aconselhou??
Um grande abraço, fikem bem!!

Sandra Freire disse...

Olá Bete :) td bem?
já fiz meu audiograma após a operação, o médico diz k melhorou imenso, e é claro k eu noto muita diferença, já ouço os barulhos na casa do vizinho:)..agora falou-me em operar o outro, só k agora eu soube k ele vai embora do hospital e não sei o k fazer:( keria perguntar quanto tempo vc teve cuidado para não entrar água para o ouvido? é k eu desde que fui operada que ele me disse k eu tinha k pôr algodão com vaselina no ouvido para não entrar água, mas agora eskeci-me de perguntar se já posso deixar de usar:(
vc voltou a caminhar um mês após operar? eu faço um mês agora e tb kero voltar a caminhar pois o tempo aki já tá a ficar optimo!
obrigada pela ajuda, bejos

Eliza Bete disse...

Olá Sandra me desculpe pela demora para te responder, eu fiquei muito feliz que deu tudo certo p vc...eu ainda não vou operar do outro ouvido porque o último exame que fiz o médico me disse que por enquanto não há necessidade.

Então o médico me orientou a passar óleo de amêndoa no algodão e colocar no ouvido quando eu fosse tomar banho ou lavar os cabelos...em todas as consultas que de retorno ela pediu p não deixar molhar...então eu ainda tomo muito cuidado com isso...

Eu voltei a caminhar com 1 mês de operada, o médico me disse para sempre procurar não fazer exercícios de alto impacto porque agora tem uma prótese no ouvido que pode se deslocar.

E não precisa agradecer é um prazer conversar com vc!!! bjoss

Ketty Cris disse...

Olá Bete! Eu te mandei e-mail do yahoo a respeito da audição! Abraço!

Ketty Cris disse...

Oi Bete! Te mandei e-mail do yahoo que peguei no comentário, a respeito de audição, gostaria de tirar umas dúvidas contigo. Obrigada. Bjos

Eliza Bete disse...

Oi Cris td bem? eu não recebi seu email...por favor me envie de novo (betemaia06@yahoo.com.br) bjoss

Ketty Cris disse...

Oi Bete! Vou mandar de novo amanha cedo! Obrigada! Bjos

Eliza Bete disse...

Td bem Cris...bjos

Eliza Bete disse...

Oi Ana Carolina td bem? me desculpe, mas não entendi a sua pergunta...rsrs

Unknown disse...

Oi Bete! Tudo bem? Tenho 26 anos e tenho otosclerose, nos 2 ouvidos, moro no interior do RS, e meu médico é um médico novo na cidade e me parece muito confiante,FOI O 1º que me incentivou a operar, eu achava que so poderia operar em Porto Alegre(capital), mas diz ele que faz a cirurgia aqui mesmo,confesso que estou com receio, ele me sugeriu a protese de ouro, qual voce usa? os preços são bem altos, e estou na maior duvida se faço agora no mes de junho como ele quer, ou deixo para o ano que vem, digo isto pq é meu ultimo semestre da faculdade, e se fizer a cirurgia agora, eu arrisco perder o semestre, por causa do periodo de recuperação, outra coisa que esta me incomodando é o fato de não poder andar de moto, sou mostociclista, ate participo de um moto grupo rsrsrs, minha moto é minha companheira, amo muito rsrs parece bobo, mas que é motociclista entende, enfim, estou com medo, pelo que li da sua cirurgia me pareceu que estas bem, e sempre bom ler palavras de apoio, fico feliz por voce, e sei que é preciso coragem, afinal, só nós (que temos otosclerose)sabemos o quanto é incomodo não escutar, odeio qdo dizem, fala alto que ela é surda, dai eu eu digo nao sou surda, tenho problema de audição, mas é muito chato falar isto pra quem não conhecemos, sei lá, é estranho, bom, parabéns pelo se blog,e pela sua corgem, e obrigada pelas palavras de apoio aos que sofrem com esta doença. Bjs

Eliza Bete disse...

Oi Jociele tudo bem e com vc? Quando operei o médico colocou prótese de teflon pelo menos foi o que ele falou para o meu marido, eu fiz a cirurgia pelo convênio, eu teria que pagar a prótese a parte, mas o convênio cobriu o valor que era de 500 reais. A minha primeira consulta foi em julho, mas eu decidi esperar 6 meses por causa da férias de escola das minhas filhas e a do meu marido, eles que me ajudaram na recuperação, na minha opinião vc deve terminar o curso na faculdade primeiro, falta tão pouco vc não acha? Quanto a moto...com 30 dias o médico libera p dirigir, eu voltei a dirigir com 15 dias de operada, mas o médico não sabe...rsrsrsrs, eu entendo bem o que vc passa com as pessoas, infelizmente é assim mesmo...na verdade pessoas educadas não fazem esse tipo de coisa, o jeito é deixar p lá. Qualquer coisa escreva email betemaia06@yahoo.com.br. Bjoss

Unknown disse...

oi bete! tudo bem? vc tem facebook? se tiver poderia me passar. meu nome a e amanda.

Eliza Bete disse...

Oi Amanda td bem e vc? acho q te achei lá...rsrs bjoss

Unknown disse...

Ola Bete tudo bem? Eu também tenho otosclerose, to fazendo exames pra ver se vou ter que operar, tenho um zumbido que não para no ouvido esquerdo, lendo aqui no seu blog me senti corajosa, pra enfrentar e ter coragem se for fazer a cirurgia agradeço muito pela pessoa e força que você tem, um abraço!

Eliza Bete disse...

Oi Simone td bem e com vc? eu tbem tenho zumbido do ouvido não operado...como irrita não? rsrs...olha se é o que vc deseja vai em frente, que Deus ajude que dê tudo certo p vc!!! e não precisa agradecer e mande notícias bjosss.

Unknown disse...

Obrigada Bete, pela força que Deus abençoe sua vida muito, te considero uma amiga, bjs!

Eliza Bete disse...

Amém Simone e muito obrigado, já ganhei vários amigos com blog e eu que agradeço. Bjosss

Hellowag disse...

Bete, tudo bem?
Gostei do seu blog, meus parabéns.
Bom eu estou fazendo uns exames para verificar ser eu tenho Otosclerose bilateral, já que estou tendo uma perca auditiva muito rapida.
Gostaria de saber se vc ainda lembra o grau da perca dos seus ouvidos pelo exame de audiometria, se ela é severa, moderada?
Grato.

Eliza Bete disse...

Olá Hellowag, muito obrigada, o grau da minha perda era moderada.Boa sorte p vc!!!

Anônimo disse...

Oi bete td bem meu nome e keity thais e operei o ouvido direito com drº Andy ele e maravilhoso, operei dia 29 de agosto hoje tem 13 dias, ainda não voltei a trabalhar, após a cirúrgia passei muito mal vomitava muito tive que ficar três dias em obs voltei pra casa e achava que não iria conseguir ouvir porque ficou tudo tapado não conseguia assistir a tv sentia muita tontura e ecos muito chato no ouvido o barulho do microodas me encomoda horrores hj não muito, em casa por duas vez me senti mal primeira foi quando fui retirar o CO acho que a ida até hospital foi muito cansativa sol, barulho dos carros afff, mais após oitavo dia comecei a ouvir melhor e coisas que eu não ouvia como barulho dos vizinhos kkkk escovar dentes, volume da tv no 7 ou 8 cara muito bom poder ouvir, agradeço muito a Deus por ter me dado a chance de conhecer dr Andy, minha mãe, irmão, amiga glau, meu namorado por me apoiar e me dar muito carinho nesse período, pois não aguentava mais as pessoas que me conhecia e sabia do meu problema zombarem de mim ai você e surda tem que falar alto ela não escuta a noite era pior e eu trabalho a noite era horrível, hj estou com pouco de som como se fosse um vento forte e as vezes como barulho de avião mais acredito que vou melhorar mais e mais, bjaum espero ajudar com meu depoimento, tive o prazer de ver seu blog antes de realizar minha cirúrgia....

Eliza Bete disse...

Oi Keity fiquei muito feliz com o seu depoimento...engraçado cada pessoa passa pelo pós cirurgico de um jeito, eu só tive uma leve dor de cabeça e tontura...e com certeza com o tempo vai melhorando, eu sinto que o meu ouvido não operado está bem pior, com muito zumbido e ouvindo menos, vou marcar com o Dr Andy para o final do ano para ver o que faz, muito obrigado por compartilhar comigo a sua experiência. Tudo de bom p vc!! bjosss

ANA PAULA disse...

Olá Bete, tenho otosclerose bilateral e fiz a cirurgia em 2010 no ouvido esquerdo e foi um sucesso, a cirurgia aconteceu em Campo Grande - MS, com o Drº Pedro Paulo, estou super bem, poderia ficar assim por muito tempo, porém decidir fazer o outro ouvido direito no mês que vem, por prevenção, confesso que estou apreensiva, pois como toda cirurgia tem riscos, as vezes fico pensando "será que não é melhor ficar assim", já que a primeira foi um sucesso. Gostaria de opiniões. Abraços, Ana Paula.

Eliza Bete disse...

Olá Ana Paula que bom que deu tudo certo para você, eu também penso em operar o ouvido direito, mas porque tem muito zumbido e sinto que cada dia que passa ouço bem menos dele...mas tenho dúvidas também se é o melhor a fazer, vou passar com o médico que me operou em dezembro para ver o que fazer. Abraço.

My travel and cash disse...

Boa noite , meu nome é Mirian e tenho 31 anos , sofro com perda auditiva a bastante tempo , fico feliz que a medicina tenha avançado tanto, a pouco tempo atrás um Otorrino me disse que ainda não existia cirurgia e como o aparelho é muito caro acabei desistindo e vivendo como posso, nem todo mundo entende , a vergonha é muito grande, se alguem puder me indicar alguma empresa de aparelho eu agradeço.....obrigada

Anônimo disse...

Bete também tenho otosclerose mas estou com medo da operação, estou bem resistente a ela pois tenho medo de perder a audição total durante a operação. O Dr Andy que você cita é o Andy Vicente do hospital Cema? Obrigada Patrícia.

Eliza Bete disse...

Olá Patricia tudo bem? então eu também tive muito medo de passar pela cirurgia, mas procurei pensar que tudo na vida da gente é um risco, e se isso iria me trazer um benefício eu iria tentar, e graças a Deus deu tudo certo. O Dr Andy é o do hospital CEMA sim. Boa sorte p vc!! Que Deus ajude para que dê tudo certo. bjosss

Eliza Bete disse...

Oi Mirian, tem médicos que falam que não existe cirurgia para isso porque eles tem lucros na venda de aparelhos, vc tem que procurar se informar sobre os que fazem a cirurgia, e sobre o aparelho, a minha irmã comprou os dela no "Direito de ouvir", que sai bem mais em conta, procure o site na internet para se informar. Boa sorte p vc!! bjoss

ANA PAULA disse...

Oi Bete, vou usar seu blog para avisar para Mirian que ela pode conseguir um aparelho de graça pelo SUS, ela tem que procurar os Centros que tratam desde problema, aqui no Mato Grosso do Sul tem a FUNCRAF e em Bauru/SP conhecido com Centrinho, mas dependendo do problema da perda da audição tem cirurgia.
Abraços.

Eliza Bete disse...

Oi Ana Paula! Fique a vontade, toda informação é bem vinda para ajudar as pessoas e obrigada. bjosss

Anônimo disse...

Obrigada Mirim, espero que dê sim, lendo seus relatos confesso que fiquei muito animada e esperançosa, também vou passar com o Dr. Andy mas pretendo operar ano que vem nas férias para ter uma boa recuperação. Parabéns pelo blog, beijos Patrícia.

Mhauster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Egidio Soldatelli disse...

Ola Bete, fiz a cirurgia para correção da otoesclerosse no dia 22/0ut na cidade onde resido, Caxias do Sul e estou muito satisfeito com o resultado. Operei o lado direito onde ouvia somente a partir dos 100db, e hoje 20 dias depois posso disser que estou ouvindo tanto quanto meu lado esquerdo onde ouço a partir de 35db.Estou muito feliz em ter feito a cirurgia, apesar de ainda estar com um pouco de tonturas, mas já retornei ao trabalho. Antes de fazer a cirurgia havia acessado seu blog e os depoimentos aqui postados me deixaram confiantes de que seria a melhor opção. Antes da cirurgia testei o uso de aparelhos por 15 dias, mas achei que mais atrapalhavam de que ajudavam. Aconselho a todos que sofrem de otoesclerose a consultarem um bom otorino e avaliarem a opção de cirurgia, sibstituindo o estribo calcificado por uma prótese. Feliz da vida com resultado Egídio de Caxias do Sul.

Anônimo disse...

Ola boa tarde a tds , operei no cema em 2007 ate hoje nenhum problema com minha audição , agora preciso operar o esquerdo com Dr Eduardo Espirandelli , vou em uma nova consulta agora este mes, parabens por este blog de mais , DEUS ABENÇOE A TDS

Eliza Bete disse...

Obrigado (anônimo) que bom que deu tudo certo p você, eu volto em dezembro com meu médico para avaliar se opero o outro ouvido também, tudo de bom p você!!

Eliza Bete disse...

Marjorie eu fiquei muito feliz lendo o seu relato, eu tbém acho que se há uma chance deve se optar pela cirurgia, tudo de bom p vc!!! bjoss

Eliza Bete disse...

Olá Egidio fico feliz por vc!! Abraço.

Mhauster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliza Bete disse...

Oi Marjorie, imagina não precisa agradecer, fico feliz pelo blog ajudar tantas pessoas que passam pelo o que eu passei, e continue me enviando notícias, tudo de bom p vc!! Abraço.

Isis disse...

Bete bom dia, meu nome e Isis tenho 34 anos e otosclerose nos dois lados. Ha quase 7 anos fiz minha primeira cirurgia. Fiquei ótima e muito feliz porém, quase um ano depois engravidei tive minha primeira filha e qdo ela estava com 3 meses de nascida tive uma perda súbita do lado da cirurgia. Acabei fazendo outra cirurgia as pressas porém, nao ficou muito legal ( comparando com a primeira vez). Depois disso tive mais outras duas filhas e agora voltei a cuidar do meu ouvido. Estou precisando de uma indicação medica com esperiencia em otosclerose pois, minha medica aposentou ( na época da minha cirurgia ela detectou um Cancer e com isso teve que se afastar). Você teria alguém para me indicar? Sou do Mato Grosso porém gostaria de ouvir um opinião da minha situação com um especialista de fora. Desde ja agradeço a atenção. Abraços Isis

Eliza Bete disse...

Olá Isis tudo bem? a sua médica te falou se a perda súbita que teve foi devido a gravidez? Não sei se vc viu no blog, eu operei com Dr Andy de Oliveira Vicente do hospital CEMA na Moóca em São Paulo, ele é um ótimo médico. Espero que dê tudo certo p vc!! bjoss

Anônimo disse...

Oi Bete na época me disse que a prótese saiu do lugar porém nao sabemos o pq. Vou agendar um horário com seu medico depois te conto como foi. Obrigada pela atenção bjs

Anônimo disse...

OI Isis! Adorei seu blog, parabéns! Me diz uma coisa... A cirurgia de otosclerose é melhor fazer antes ou depois da gravidez??? Pq ainda não sou mãe, mas gostaria de ser... Beijos. Chris

Nuxa disse...

Boa tarde

Fiz a cirurgia no dia 04.12.2013 ao ouvido esquerdo e correu tudo bem. Mas hoje (08.12.2013), como senti mais tonturas, vim à procura de casos semelhantes. Muito obrigada à Bete e a todos pela partilha de experiências. E boa sorte para os que ainda vão fazer a cirurgia ;)

Eliza Bete disse...

Olá Isis...obrigada, eu não sei ao certo, já li comentários que seria bom após gravidez, mas não posso afirmar, o ideal mesmo é conversar com seu médico para saber. Boa sorte e bjosss

Eliza Bete disse...

Olá Nuxa, a tontura é normal no pós cirúrgico, o médico me receitou medicamento para amenizar, eu que agradeço a sua visita no blog. Boa recuperação. Abraço

Unknown disse...

Olá Bete, eu também fiz a cirurgia, a primeira foi em novembro de 2012 pelo Dr. Anderson da clínica Sensorium alias um ótimo médico, que acorreu no ouvido esquerdo e a outra foi neste mês exatamente na segunda-feira dia 16/12. Eu estou muito bem, apenas com algumas tonturas e encho-os, fiquei muito emocionada com os resultados da primeira cirurgia e quis logo fazer a segunda, estou ouvindo muito bem e recomendo a cirurgia de Estapedectomia.

Eliza Bete disse...

Olá Eloisa é muito bom saber sobre a sua experiência, este ano se Deus quiser vou operar do ouvido direito, obrigada pela visita no blog, Bjosss

Anônimo disse...

Oi Bete! Meu nome é Fernanda. Obrigada pela grande ajuda que vc dá às pessoas que têm otosclerose, por suas palavras de esperança. Que Deus a abençoe.
Eu tenho otosclerose (grau leve ouvido direito) e passei com o Dr. Andy já. Ele me indicou tomar um remédio manipulado com cloreto de potássio. Gostaria de saber se alguém aqui já fez tratamento medicamentoso para otosclerose e quais foram os resultados. Realmente ajuda a controlar a evolução da doença?? Já lii sobre tomar magnésio, potássio, sódio...
Muito obrigada.

Anônimo disse...

ERRATA: Dr. Andy indicou FLUORETO DE SÓDIO (Fernanda)

Unknown disse...

Tenho esse problema a anos e só agora fui procurar se cuidar.
Fui diagnosticada. Estou muito triste.
E o pior é que a cirurgia é estupidamente cara.
Essa cirurgia é feita pelo SUS?

Eliza Bete disse...

Oi Fernanda tudo bem? não precisa agradecer e amém, fico feliz pela sua visita ao blog. Eu nunca ouvi falar do uso do fluoreto de sódio para este fim, como é usado?

Eliza Bete disse...

Olá Unknown, não fique triste e a cirurgia é feita sim pelo SUS embora seja mais demorada, já recebi vários email se pessoas que passaram pela cirurgia pelo SUS. Abraço e boa sorte.

Vgalax disse...

Em agosto 2012 operei o ouvido direito, com o Dr. Andy de Oliveira Vicente, no Hospital Cema, afora alguns problemas pós cirúrgico, ouço bem. Agora, em janeiro 2014, operei o ouvido esquerdo, com o Dr. Iúlo Sérgio Baraúna Filho, no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, também um especialista em Otorrinolaringologia. Depois de mais de 15 anos, tenho agora audição bilateral e com qualidade, o que me permite não só melhor qualidade de vida profissional, como também, poder desfrutar de poder ouvir uma boa música. Bete, foi pelo seu blog que eu descobri a possibilidade da cirurgia, pois os Otorrinos com quem me tratava, até então, apenas recomendavam aparelhos. Este depoimento, além de lhe agradecer, é para incentivar outras pessoas a perder o medo e submeterem a colocação da prótese.
Fique com Deus e obrigado.
Roberto Vedovato
São Paulo SP

Vgalax disse...

Em agosto 2012 operei o ouvido direito, com o Dr. Andy de Oliveira Vicente, no Hospital Cema, afora alguns problemas pós cirúrgico, ouço bem. Agora, em janeiro 2014, operei o ouvido esquerdo, com o Dr. Iúlo Sérgio Baraúna Filho, no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, também um especialista em Otorrinolaringologia. Depois de mais de 15 anos, tenho agora audição bilateral e com qualidade, o que me permite não só melhor qualidade de vida profissional, como também, poder desfrutar de poder ouvir uma boa música. Bete, foi pelo seu blog que eu descobri a possibilidade da cirurgia, pois os Otorrinos com quem me tratava, até então, apenas recomendavam aparelhos. Este depoimento, além de lhe agradecer, é para incentivar outras pessoas a perder o medo e submeterem a colocação da prótese.
Fique com Deus e obrigado.
Roberto Vedovato
São Paulo SP

Eliza Bete disse...

Olá Roberto eu fiquei muito feliz com o seu depoimento e porque eu pude ajudar de alguma através do blog, é um incetivo também para mim, pois ainda preciso operar o ouvido direito, este ainda ano se Deus quiser, muito obrigado a vc por vir aqui nós contar essa grande alegria. Fique com Deus tbem.

Anônimo disse...

Oi Bete! Fernanda aqui!!
Então, o Dr. Andy me indicou um comprimido de 20mg de fluoreto de sódio (manipulado), para ser tomado por 6 meses. Ele falou que é paliativo, porque não existem muitos estudos que comprovem a eficácia do tratamento, e que o efeito colateral pode ser uma gastrite.
Eu não tomei ainda, pois tenho gastrite leve já... então tenho medo que piore muito (e tenho medo que não tenha resultado positivo, uma vez que não é garantia).
Aqui tem um artigo do Dr. Andy e outros médicos sobre o estudo que fizeram sobre este medicamento.
Lá diz que conseguiram estabilizar o limiar da perda auditiva.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200012

Aqui tem outro muito bom, que fala deste e de outros tratamentos. (LEIA em tratamento clínico)
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/viewFile/1157/1132

Patrick disse...

Olá Bete,

Fui diagnosticado com Otosclerose Bilateral a um ano atrás. Como não gosto muito da idéia de usar aparelho, fiquei pensando muito em fazer a cirurgia neste meio tempo, até que consultei com um médico maravilhoso (É tido como o melhor nesse tipo de cirurgia aqui em SC). Mesmo sentindo a confiança necessária, seu depoimento neste blog me deixou ainda mais animado e me acalmou um pouco. Marquei a cirurgia para o dia 25/04 no ouvido direito, e assim que tiver tudo bem volto para dar meu relato.

Obrigado

Bianca disse...

Olá Bete, eu tenho perda auditiva desde meus 16 anos, a só agora um médico me disse que eu poderia ter otosclerose. A sua perda começou quando você tinha quantos anos? quanto foi a cirurgia, estou com esperanças agora, depois que li sua história.

Eliza Bete disse...

Oi Fernanda, eu li os links que vc enviou, parece ser bom, quando eu for na consulta com Dr Andy vou perguntar sobre isso, se vc fizer o uso do fluoreto de sódio e for bom me escreva tá? obrigada e bjoss

Eliza Bete disse...

Oi Patrick fico feliz de ter ajudado, vou torcer para que dê tudo certo p vc. Fico no aguardo de notícias suas. Abraço

Eliza Bete disse...

Oi Bianca, com 18 anos eu já tinha problema p ouvir, mas não sabia o que era, o médicos nunca falavam o que era, faz uns 4 ou 5 anos que descobri, e eu operei pelo o convênio, mas sei que é possível fazer pelo SUS, quanto o valor não sei te informar, mas posso te dizer que foi a melhor coisa que fiz, depois da cirurgia tudo ficou melhor. Boa sorte p vc. Bjos

Priscila disse...

Oi Bete, como vai?

Também sou portadora de otosclerose. Ainda não sei qual será a orientação do médico para o tratamento do meu caso, pois estamos investigando por exames (hoje sai o resultado da minha tomografia dos mastóides). Gostaria de te perguntar... sua otosclerose era de que tipo, mista ou somente condutiva? Como eram seus exames? Havia um "gap" entre a audição óssea e a condutiva muito grande? Os meus não apresentam essa característica, por isto te pergunto... estou apreensiva de que, de repente, não possa fazer cirurgia. O mais triste é que eu dependo do meu ouvido diretamente para trabalhar. Tenho muito medo de não poder resolver adequadamente. Obrigada por manter este blog e dividir suas experiências, é sempre bom ter alguém com quem solidarizar. Abraços!

Priscila disse...

Ah, Bete... gostaria de te pedir que não divulgue minha identidade. Caso seja impossível vc tirar meu nome do comentário, então peço que não o divulgue, mas me responda por email, se puder.... Tenho medo de sofrer algum tipo de preconceito caso alguém do meio em que trabalho descubra que sou portadora de otosclerose. Obrigada!

Unknown disse...

Olá Bete, td bem?? Me chamo Cíntia e a 5 meses descobrir que tenho a otosclerose e o médico que diagnosticou meu problema aconselhou a cirurgia, estava com um pouco de medo mais ao ver seu depoimentos, me encorajou mais. Você poderia me dizer se o seu convênio cobriu além da cirurgia, a prótese também, ou você precisou comprar a prótese?? Parabéns pelo blog, seu depoimento me ajudou muito e acredito que ajuda outras pessoas também que tem esse problema. bjss

Eliza Bete disse...

Olá Priscila meu é email betemaia06@yahoo.com.br.

Eliza Bete disse...

Olá Cintia tudo bem e com vc? Sim o meu convênio cobriu o valor da prótese tbem, se não me engano o valor era de 580 reais que teríamos que pagar, mas no final o convênio cobriu e deu tudo certo. Eu que agradeço a sua visita no blog. Bjoss

Eliza Bete disse...

Eu apaguei um comentário sem querer, acho que o nome era Bianca, falando que operou há uns 4 meses e que foi a melhor decisão que tomou, eu peço desculpas, se vc puder me escrever de novo seria muito bom. bjoss

Anônimo disse...

Otosclerose, uma coisa bem ruim na vida de alguém, eu sou portador desse mal, e afirmo, é muito ruim.
A gente vai ficando surdo aos poucos a partir do 18 anos em média, e começa a aparecer ruídos na cabeça, que começam, a ficar mais alto que os sons do mundo.
Se não tiver controle acho que pode levar uma pessoa a loucura.
Graças a Deus eu sempre fui muito calmo e controlado, e pude superar tudo isso.

Já passei por maus momentos na vida, tipo não poder participar de uma roda de conversa porque não conseguia entender o que estavam falando na maior parte do tempo, isso foi me levando ao isolamento, Graças a DEUS não me levou a depressão.

As pessoas chegam a fazer piadas na cara da gente e morrem de rir quando a gente entende errado o que alguém diz, isso é muito humilhante, não tem graça nenhuma.
Depois de muitos anos sofrendo com tudo isso, criei coragem e fiz uma cirurgia para corrigir isso, tratasse de uma microcirugia dentro do ouvido para a implantação de uma prótese para substituir um osso calcifidado.

Gente essa cirurgia é muito louca, me acordaram no meio da cirurgia e eu escutei algo como uma furadeira dentro da minha cabeça, muito alto muito barulho, insuportável, e logo depois o médico parou tudo e falou baixíssimo, “você está me ouvindo?” e pela primeira vez em anos eu pude ouvir alguém falando baixo, foi muito bom aquele momento.

Mas a cirurgia não é tão tranquila não, isso me deixou muito tonto, absurdamente tonto, não conseguia olhar para nada, tudo rodava o tempo todo nas primeiras horas.
No outro dia se eu ficasse parado eu já conseguia olhar para as coisas ao meu redor, mas tinha que me movimentar lentamente, porque rodava tudo.

O ouvido operado ficava totalmente tampado, mas mesmo assim eu não podia ouvir nada, pois qualquer som me deixava tonto, até o som da minha voz, mesmo falando baixo, foi aí decidi não falar, ficava em silencio, e todos conversavam comigo cochichando ao meu ouvido.

Foram dias difíceis, tive que ficar 15 dias sem lavar a cabeça, por risco de infecção, e esse foi o menor dos incômodos.
Depois de 15 dias as coisas começaram e melhorar, comecei a recuperar meu equilíbrio, comecei a andar lentamente, tudo com muito cuidado.

E depois de 30 dias, que trinta dias demorados, eu finalmente fui ao medico destampar o ouvido.
Foi dolorosa a limpeza do interior do ouvido, muito barulhento e ardia demais, parecia pimenta.

Mas depois, foi meio que maravilhoso e decepcionante.
Eu pude ouvir tudo que estavam falando, estava todo mundo falando alto, eu entendia tudo, mas o som estava muito ruim, era como uma corneta de carro de abacaxi, e tinha muito ruído, eu escutava muita coisa na rua, carros, caminhões, gente era muito barulho, era de enlouquecer.
Que mundo barulhento, foi difícil acostumar com a falta do silencio, mas também foi muito maneiro ouvir o pisar no chão, ouvir grilos, passarinhos, o tic tac do relógio, o eco das montanhas quando soltam o foguete.

Como foi magico, fiquei emocionado com tanta novidade, eu posso entender todo mundo agora. Mas o som continuava estranho, e eu ainda tinha muitas vertigens, não estava confiável, para dirigir andar de moto, nada disso ainda era possível.

Outra coisa que eu fiquei muito confuso é com a direção do som, eu ouvia tudo a esquerda, mas na verdade o barulho podia esta na minha direita, a diferença auditiva era gigantesca entre os dois ouvidos. Se um carro buzinasse na rua eu pensava que ele esta me atropelando pela esquerda, me assustei inúmeras vezes, foi engraçado.

Depois de 10 aproximadamente, foi tudo chegando no lugar, os ruídos sumiram, o barulho dos carros já não são notórios ou incômodos, e o som ficou normal, qualidade perfeita ou quase, as vezes tem algum som que eu me confundo, tipo não sei identificar o que é mas, está ótimo, valeu a pena, faria tudo dinovo.

Obrigado meu DEUS por tudo.

Eliza Bete disse...

Olá anônimo fiquei muito feliz com o seu depoimento, vc conseguiu expressar de uma maneira impressionante certos episódios que aconteceram comigo...rsrsr muito bom , e peço permissão para colocar seu depoimento como post no blog, se vc não gostar me avise que eu excluo certo? Parabéns e tudo de bom p vc!! Abraço.

Marques disse...

Bete, tudo bem?
Parabéns pelo blogg, realmente não é fácil encontrar informações sobre esse assunto.
Peço permissão para usar este espaço para saber que se alguém conhecer algum profissional nessa área que realize essa cirurgia aqui em Goiânia entrasse em contato comigo: marksmart_2002@hotmail.com
Marques.
obrigado pelo espaço Bete.

Eliza Bete disse...

Olá Marques obrigada!! fique a vontade no blog, não sei se vc sabe, mas existe uma comunidade no "orkut" com o nome de "Otosclerose" que tem muitas informações sobre otosclerose e a cirurgia, lá tem um tópico com o título"Agora sou eu" que várias pessoas contam a sua história e elas são de vários lugares do Brasil ou mesmo de outros países. Boa sorte p vc. Abraço.

Unknown disse...

ola pessoal, muito bom esse blog. minha mãe acabou de fazer essa cirurgia, ela esta muito ansiosa pq nao escuta tanto, escuta pouco, a cirurgia foi a exatos 7 dias e fomos a revisão hoje, dai o medico não tirou ainda o tapão que fica dentro do ouvido e disse que só tirara na próxima semana, com 15 dias apos cirurgia, fiquei meio que na duvida pq não estamos na nossa cidade de origem e preciso viajar pra voltar pra casa e o medico disse que tirara o tapão na próxima segunda a tarde e que poderemos pegar o avião a noite, dai estou pesquisando sobre, pois acho que depois da tirada do tapão ficara muito sensível pra viajar, alguém tem algo a me dizer sobre tal situação ??

Unknown disse...

ola pessoal, minha mãe acaba de fazer essa cirurgia e tenho umas duvidas, ela fez a exatos 7 dia e fomos hoje a revisão dai o medico só olhos e não tirou o tapão, solicitou uma segunda ida da qui a 7 dias, dai será retirado o tapão apos 15 dias, perguntei quando poderíamos viajar de avião, já que estamos longe da nossa cidade, vinhemos a outra cidade pra fazer a ciurgia, ele alegou que na proxima segunda tirara i tapão a tarde e anoite ja poderemos pegar avião.
dai vem minhas duvidas; creio que o ouvido ficara sensível como poderá ela viajar de avião com a sensibilidade no ouvido, a pressão que gera o voo ?

ela ainda não está sentindo muitas melhoras mas quando fomos ao shopping ela não conseguiu ir a praça de alimentação devido o barulho, ela não consegue enter diretos conversas mas ouve muito barulho

Eliza Bete disse...

Olá Roberval pelo que vc escreveu deu tudo certo com a cirurgia da sua mãe, digo isso porque é bem parecido com que aconteceu comigo...e no começo é meio complicado ir em locais com muito barulho...fica tudo muito confuso, quando eu operei o médico me aconselhou a evitar lugares assim, quanto a viagem não sei te responder, mas li um depoimento de uma moça na mesma situação
a qual o seu médico a aconselhou viajar com uma garrafinha de água para quando sentisse a sensação de ouvido tampado bebesse e sentiria alívio. Boa sorte para sua mãe, que Deus ajude para que dê tudo certo!!! Abraços.

Anônimo disse...

Boa tarde Bete!!!Fiz a minha cirurgia ontem, nao tive nenhuma reacao, ainda bem, mas nao posso deixar de te agradecer, pois foi lendo o seu Blog, que tomei coragem de fazer, depois de ler tantas coisas ruins sobre a mesma, internei ontem e hj já estou em casa, talvez seja cedo para falar do resultado, pois ainda estou com um tampão, mas pelo que sinto é bem positivo...Sem falar do DR.Marcelo Tepedino e sua equipe, que trabalha na Policlínica de Botafogo, no Rio de Janeiro, ele é simplesmente maravilhoso, tem uma mão magica, perfeito...Tudo de bom, obrigada mais uma vez...Andrea.

Eliza Bete disse...

Olá Andrea tudo bem?Eu fico muito feliz por ter ajudado, e que deu tudo certo para vc, é muito bom quando encontramos um médico o qual podemos confiar, não deixe de mandar notícias sobre a sua recuperação. Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite bete gosta-tria de saber o valor investido nesta cirurgia pois o meu medico me pediu 13 mil reais em cada ouvido

michel disse...

Boa noite bete gosta-tria de saber o valor investido nesta cirurgia pois o meu medico me pediu 13 mil reais em cada ouvido

Eliza Bete disse...

Olá anônimo, a minha cirurgia foi pelo convênio por isso não tenho ideia de preço, mas acredito que deve ser este preço sim. Boa sorte p vc!!

Anônimo disse...

Anônimo, estava passando com um médico que pediu R$ 16.800 só para a equipe (ele e mais dois auxiliares), fora o valor dos honorários do hospital.

ANA PAULA disse...

Olá anônimo, sou Ana Paula, sempre acompanho o blog Bete, pois gosto de saber a opinião de outras pessoas que passaram por esta cirurgia, bom em 2010 eu fiz a minha no ouvido esquerdo na Cidade de Campo Grande-MS com o Drº Pedro Paulo, o valor total incluindo médico, anestesista, apartamento,enfim tudo que envolva esta cirurgia, ficou em 6.000,00. Acho que o seu médico esta cobrando um absurdo.

Eliza Bete disse...

Olá Anônimo acho que este valor está muito alto, o melhor a fazer é passar com outros médicos e pesquisar valores.

Eliza Bete disse...

Olá Ana Paula, obrigada por acompanhar o blog, mesmo vc tendo operado embora 2010 não justifica esses valores que estão cobrando hoje não é verdade? Preços absurdos mesmo. Bjos

Eliza Bete disse...

Olá Ana Paula, obrigada por acompanhar o blog, mesmo vc tendo operado embora 2010 não justifica esses valores que estão cobrando hoje não é verdade? Preços absurdos mesmo. Bjos

Eliza Bete disse...

Olá Ana Paula, obrigada por acompanhar o blog, mesmo vc tendo operado embora 2010 não justifica esses valores que estão cobrando hoje não é verdade? Preços absurdos mesmo. Bjos

Auria disse...

Olá Bete estive lendo os seus depoimentos e tbém dos demais que postaram e estou me encorajando para fazer a cirurgia. também tenho perda bilateral mas o mais grave é no lado esquerdo mas gostaria mesmo de saber se após a cirurgia posso levar uma vida normal em termos de atividades físicas e erguer peso ou ficarei impossibilitada de exercer algumas atividades que praticava antes. bj

Eliza Bete disse...

Oi Auria tudo bem? Então quando eu operei o médico me orientou para que eu fizesse um repouso 30 dias, mas isso depende da atividade física que vc pratica, eu fazia caminhadas e musculação duas vezes por semana. Boa sorte p vc e mande notícias. Bjos

Unknown disse...

Oi BETE tudo bem? Vim aqui hj contar que finalmente fiz a cirurgia de otosclerose ontem 10/07, escrevi um comentário no seu blog em maio do ano passado qdo achei um médico que me incentivou a operar, desde então venho me preparando pra isto, foi tdo muito estranho eu estava totalmente tranquila, ate a hora de entrar na sala de cirurgia neh hahah depois se foi a mulher, me deu uma crise de choro, ainda bem que meu médico além de ótimo profissional é muito querido e atencioso e me acalmou, efim parece que deu tdo certo, sei lá ainda estou com curativos porém estou escutando coisas que não escutava antes, como ele mesmo disse o processo de recuperação é demorado, daqui 40 dias posso fazer a audiometria pra ter certeza de qto recuperei,porém independente disto estou feliz por ter tido coragem e principalmente pelo fato de não ter perdido ainda mais a audição, este era o maior medo, agora é aguardar, os depoimentos lidos aqui tb me encorajaram muito, por isto venho agradecer a vc tb, Obrigada, assim que tiver o resultado da audiometria volto pra te contar como foi.bjs Jociele

Anônimo disse...

Olá Bete, também fiz cirurgia no esquerdo em 2002 que ficou ótimo( sofri no pós cirúrgico. A perda no ouvido direito evoluiu lentamente e agora com fortes zumbidos. No último exame o médico disse que estou no momento de operar se quiser, porém, apesar da perda não sinto prejuízo na audição, mas sim um incômodo na minha voz quando em grandes ambientes e com barulho. E até em pequenos ambientes tenho que me esforçar a falar alto pois qualquer outra voz sobressai à minha como se o som da minha fala ficasse apenas na minha cabeça. As pessoas fazem aquela expressão de se esforçar para entender o que eu estou falando. Isso tem me incomodado muito e associo o fato ao ouvido mas os médicos ficam indiferentes, sem explicação. Gostaria de saber se você sente esse incômodo. Na época meu médico não havia me orientado e certa vez (há anos) sentada à beira da piscina me lancei na água, imediatamente senti tontura e o gosto de alumínio na língua. Posteriormente numa consulta é que ele me disse que é "proibido" mergulhar pois pode deslocar a prótese. Numa tomografia recente apresentou uma protusão (deslocamento) de 0,08mm na prótese mas o médico atual disse para não me preocupar, mas também não soube me esclarecer pq esse ano comecei a ter zumbido agudo no ouvido operado. Outro fato é que no final do ano passado fiz terapia para bursite no ombro com infravermelho e microewe os quais acabaram aquecendo a face e ouvido. Depois é que a fisioterapeuta me perguntou se tinha alguma prótese no corpo e tomou mais cuidado para não pegar no ouvido. Se não me engano o zumbido começou nesse período mas o médico não associou a isso. Outra questão é que recentemente o médico esclareceu que com a evolução da calcificação pode 'contamiar' a cóclea (casos mais raros) daí já não adianta mais fazer cirurgia e nem usar aparelho. Ou seja,dependendo da evolução é melhor fazer logo a cirurgia daí não passa para a cóclea. Bom desculpe ser longânima, mas é bom trocar experiência. Que Deus te abençoe muito pela sua iniciativa. E eu creio que Ele é o médico dos médicos!

Unknown disse...

Meu nome é Carlos Henrique,há seis anos fiz a cirurgia no Hospital Dia de Limeira-SP,a cirurgia do lado direito foi um sucesso,confesso que fiquei apreensivo no começo,mas tudo correu bem e os resultados foram ótimos quase que instantâneos, tudo ocorreu bem também na recuperação,bem assim, tirando os enjoos e tonturas,o mundo girando, passadas duas semanas já estava trabalhando.Logo após um ano de cirurgia me mudei para Uberlândia-MG,onde resido atualmente e estou procurando médicos e hospitais para realizar a cirurgia do lado esquerdo,pois pelo SUS é demorado...tipo muito demorado mesmo...se alguém poder me ajudar indicando alguém aqui em Uberlândia eu agradeceria.
Para quem vai fazer a cirurgia eu recomendo pois aquela frase famosa é verdade:"Voltar a ouvir é voltar a viver".
Um grande abraço a todos e parabéns pelo blog.

Eliza Bete disse...

Oi Jociele tudo bem, é muito bom saber que vc já passou pela cirurgia e já está tudo bem. Quando eu operei me lembro que fiquei ansiosa tbem, ter um bom profissional do nosso lado ajuda muito mesmo rsrs, se vc está notando diferença na audição ainda com curativo é porque vai escutar muito bem...fico feliz por vc, me escreva falando como vc está. Bjoss,

Eliza Bete disse...

Olá Anônimo ( pena não deixou seu nome)então eu tenho muito zumbido, mas do ouvido "não" operado e cada dia que passa piora, isso tem me atrapalhado um pouco, eu pretendo operar desse ouvido em janeiro do ano que vem, eu não tenho esse problema da voz que vc falou, mas em ambientes com muito barulho fico meio perdida para escutar. Exemplo: se no ambiente tem alguma música tocando e pessoas conversando eu ouço mais a música do que a pessoa que está falando, mas o médico me disse que é normal por causa da prótese, parece que enfatiza mais o som eletrônico, é muito bom saber que é proibido mergulhar, eu não sabia disso, o meu médico só me disse para evitar deixar cair água dentro do ouvido. Eu tbem acredito que Deus é o médico dos médicos, que ele a ajude encontrar uma solução para tudo isso. Bjoss.

Eliza Bete disse...

Olá Carlos Henrique que bom que deu tudo certo para vc, e pelo tempo que vc operou e está bem, tem uma comunidade no orkut o nome é "Otosclerose" tem muitos depoimentos, seria com vc dar uma olhada lá também. E vc tem razão voltar a ouvir e voltar viver. Obrigada pelo seu depoimento.

Maris do Socorro disse...

Olá Bete,
Ciloquei prótese no meu ouvido esquerdo dia 16/07/2014, fiquei um dia no hospital e agora estou em casa aguardando ansiosa o retorno ao médico dia 24/07. Estou sentindo um pouco de tontura quando levanto e aquele barulho de mar no ouvido, esoero que passe. Como ainda estou com o curativo não sei qual a intensidade do som que vou ouvir co.esse ouvudo que tinha uma perda de 80%. Tenho fé que já deu tudo certo. Espero que veja meu comentário e depois volto para postar a evolução. Um abraço
Maria do Socorro.

Eliza Bete disse...

Oi Maria que bom que deu tudo certo para vc, comigo também foi assim, quando o médico tirar o curativo esse barulho some, aguardo notícias suas e boa recuperação!! Abraço.

Anônimo disse...

Olá Bete sou Monica , e fiz a cirurgia após ler seu blog , procurei o Dr Andy que me operou no dia 17/7/14 ainda não escuto bem , passei por tonturas nauseas fortes , muita dor de cabeça e ainda estou me sentindo fraca , o ouvido operado tive desde estalos , chiados , zumbidos até agora estar totalmente tapado , amanhã é minha primeira consulta pós operatória , estou com medo !
Espero que tudo de certo ! Obrigado pelo seus relatos que colaboraram muito !
Abç
Monica

Unknown disse...

Marjorie, também sou de Porto Alegre, por acaso poderia me dizer com qual médico fizeste a cirurgia? Obrigado!

Anônimo disse...

Olá Bete! Fico muito feliz de saber que sua cirurgia foi um sucesso. Descobri ano passado que tenho otosclerose no ouvido esquerdo. Fiquei sem chão. Além do desconforto com o zumbido intermitente, a falta de reverberação da minha voz, veio a possibilidade de perda de entrar em uma carreira pública que sempre esteve em meus sonhos. Na cirurgia há a possibilidade de restabelecimento desses dois fatores, mas li relatos de pessoas que fizeram a cirurgia e não tiveram sucesso, além de efeitos desastrosos pós cirúrgicos. Fazer uma cirurgia para mim é algo sobrenatural. Quanto medo! Gostaria de uma palavra sua. Obrigada e fique com Deus. Bjs, Andreia

Eliza Bete disse...

Olá Andreia tudo bem? Olha eu também tinha receio dos riscos da cirurgia e de perder de vez a minha audição, mas para tudo na vida existem os riscos, o importante é encontrar um médico confiável e que passe segurança para vc. Procure acreditar que vai dar tudo certo e que Deus está cuidando para que dê tudo certo!! Vou torcer por vc. Bjosss

maicon godoi disse...

Oi Bete
Primeiramente mto linda sua iniciativa peli blog ja li ele umas 3vezes inteiro mto emocionante cada relato queria te pedi pra vc me add no Facebook Maicon Godoi de matinhos parana.
Desde ja agradeco fica com Deus

Eliza Bete disse...

Obrigado Maicon e já esta adicionado, boa sorte em sua cirurgia, amém fica com Deus também.

Unknown disse...

Olá Bete!!!
Fiz a minha cirurgia de Otosclerose no ouvido esquerdo dia 01/08/14.A algum tempo sentia a perda auditiva, mas tinha medo de ir fazer os exames, meu marido foi o maior incentivador para que eu procurasse ver o que estava acontecendo com meu ouvido. No inicio do ano resolvi procurar um otorrinolaringologista, o mesmo passou vários exames no qual foi diagnosticado Otosclerose, com perda auditiva moderada no ouvido esquerdo.Fiquei muito nervosa e tensa com a possibilidade de fazer uma cirurgia. Meu marido como sempre me apoiando e me incentivando para eu fizesse a cirurgia, pois em conversa com o médico ele disse que se eu fizesse a cirurgia a chance de voltar a ouvir normalmente seria muitas.Comecei a fazer pesquisas na internet sobre o assunto e o primeiro lugar que achei foi seu Blog, e para minha surpresa surge você para me incentivar também.Conversei com meu marido e resolvi fazer a cirurgia,pois mesmo com medo, a vontade de voltar a ouvir o que as pessoas cochicham no seu ouvido,uma conversa ao telefone superam o medo.Marquei uma consulta com meu médico e na mesma consulta já marcamos a cirurgia, tudo muito rápido (acho que para não perder a coragem,rsrsrs).No dia 01/08/14 fiz a cirurgia, tudo muito tranquilo,só acordei quando terminou e o médico me chamou pelo nome.Ali mesmo já comecei a sentir a diferença, mesmo com o curativo estava ouvindo os sons mais altos,ouvia as pessoas que estavam falando ao meu lado esquerdo. Fui encaminhada ao apartamento onde meu marido estava me esperando, e já cheguei dizendo pra ele, estou ouvindo melhor.Senti tontura por 4 dias e um pouco de enjoo. No dia 02/08 logo cedinho tive alta médica,e ontem (10/08/14) fui tirar o curativo.O médico fez alguns exames básicos e pude ouvir sons bem baixos, isso significa que a minha cirurgia foi bem sucedida graças a Deus.Daqui a 1 mês vou fazer a audiometria para saber ao certo o quanto recuperou a minha audição.Mas só em poder escutar quem está falando ao meu lado esquerdo já estou muito feliz.Depois volto aqui pra contar sobre o resultado do exame.

Eliza Bete disse...

Olá Christiane Chris eu fiquei muito feliz com o seu depoimento, meu marido também me incentivou muito a fazer a cirurgia e fica no meu pé para fazer logo a do lado direito...rsrs, vc vai ver como a sua vida vai mudar para melhor, boa recuperação para vc!! E mande notícias. Bjoss

Anônimo disse...

OI!

Descobri Otosclerose do ouvido esquerdo aos 20 anos de idade devido quadro de tonturas e zumbidos e pouco de queda auditiva. Fiz a cirurgia 1ª vez e fiquei mais de 2 meses com tontura,precisei da 2ª cirurgia pois a próteses tinha deslocado e esse recuperei rápido, precisei da 3ª cirurgia pois a calcificação imobilizou a prótese e a recuperação fiquei tonta por 1 mês. Depois tive um quadro de rinite alérgica e não percebi que tinha diminudo minha audição pois lado direito compensava e´fiz tratamento e de pois percebi que tinha baixado muito minha audição, fiz novos exames e foi identificado que a Otosclerose apesar de tomar medicação para retardar o processo evolui para o nervo e não tem o que fazer, inclusive o aparelho, nunca usei o aparelho, hoje não escuta nada do lado esquerdo. Lado direito tem otosclerose em outras áreas que não afetam os ossículos e convivo apenas com um lado. Isso tudo evoluiu em menos de 10 anos. Para aqueles que ficam demorando aconselho aperar logo e manter suas medicações, quanto mais demora, mais calcifica região do estribo.

Eliza Bete disse...

Olá Anônimo vc tem razão, não se deve esperar, devemos fazer o tratamento o quanto antes, vc já procurou outros médicos para obter outras opiniões? obrigado por seu depoimento. Abço.

Rochelle disse...

Olá Bete, parabéns pelo blog.

O orkut será encerrado logo, saberia me dizer se já foi criada uma comunidade no face que substituirá a do orkut?

Obrigado.

Rochelle disse...

Marjorie,
Poderia me dizer quais foram os dois especialistas nesta cirurgia que você encontrou em Porto Alegre/RS?

Obrigado.

Eliza Bete disse...

Oi Rochelle tudo bem? Então eu participo de uma no facebook, vou deixar o link para vc, e é uma pena que vai acabar o orkut, aquela comunidade sobre otosclerose é ótima. Bjoss

https://www.facebook.com/pages/Otosclerose-ou-Otospongiose-Brazil/611660325514663?fref=ts

Anônimo disse...

Olá gente, tenho otosclerose bilateral. Confesso que estava com medo dessa cirurgia. Mas agora depois de tantos relatos, depois de saber que todos que fizeram a cirurgia estão bem e ouvindo melhor, isso me dá força e coragem para enfrentar essa cirurgia. Obrigado a todos

Eliza Bete disse...

Olá que bom que os depoimentos te incentivou, te desejo boa sorte!!

Unknown disse...

Olá pessoal, resolvi fazer a cirurgia após a leitura dos depoimentos do blog, que me encorajaram. Fiz a cirurgia na segunda (29.09) e hoje (02.10) ainda estou com tonturas. Minha audição oscila bastante, às vezes fico bastante feliz com o nível da audição, mas depois parece que fica um pouco pior. Acredito que seja porque o meu ouvido ainda está obstruído com sangue, devido ao curativo. Amanhã vou tirar o curativo e então acho que terei realmente a noção do resultado. A cirurgia é muito tranquila, até porque fiz com anestesia geral, então não vi nada. No decorrer da minha recuperação, volto a postar comentários. Abraços a todos.

Eliza Bete disse...

Olá Daniel que bom que deu tudo certo, não deixe de enviar notícias para nós e boa recuperação para vc!!!

Unknown disse...

Oi Bete, obrigado! Bom, tirei o curativo (fiz um certo "fiasco" hehe: pressão baixou e tal...) e estou muito feliz com os resultados! Estou escutando bastante! Barulhos que antes não ouvia: carros passando na rua de trás do apartamento onde moro, pessoas gritando ao longe (em jogo de futebol), não preciso mais pedir para as pessoas falarem novamente, mesmo quando falam baixinho! Aos poucos, os barulhos muito altos que estavam me incomodando no início estão passando. Andar de carro ainda é muito barulhento. Agora posso ouvir a TV normalmente tb. Mas estou muito bem! As tonturas praticamente cessaram após seis dias da cirurgia. Olha, recomendo a todos, pois estava muito desanimado antes com a ideia de usar aparelho. Quem quiser saber, o nome do meu médico é Dr. Maurício Miúra em Porto Alegre, uma pessoa simplesmente espetacular, ótimo médico! Abraços e depois volto com mais notícias!

Eliza Bete disse...

Oi Daniel são depoimentos iguais ao seu que incentivam tanto as pessoas que tem receio de passar pela cirurgia, obrigado por compartilhar conosco e nos mantenha informados sobre a sua recuperação fica Deus!!

Anônimo disse...

Olá Bete,

Venho aqui para contar minha experiência com a cirurgia. Tenho 32 anos e operei na quinta-feira passada, ou seja, há uma semana, no hospital Cema em São Paulo com o Dr. Andy de Oliveira Vicente. Eu diria que o mais inconveniente da cirurgia foi esperar por ela no dia, porque internei às 9 e só fui para o centro cirúrgico as 14h30 mais ou menos. De acordo com o médico anestesista, com quem tive oportunidade de conversar antes de entrar para a sala de cirurgia, isso aconteceu porque eles passam crianças e idosos na frente. Pois bem, a cirurgia foi muito boa, correu tudo muito bem, de acordo com o Dr. Andy. Depois que acordei da anestesia, fui para o quarto e não sentia tontura ou enjoo, apenas aquela alteração de sabor na metade da língua do lado operado, que já melhorou muito nestes 7 dias decorridos. Na segunda-feira, fui a uma consulta mas ainda não tirei o curativo pois, de acordo com o médico, estava muito recente. Já estou com consulta marcada para segunda que vem e acredito que vou tirar o curativo. Estou bastante ansiosa para conferir o resultado, mas já notei que, mesmo com ele, melhorou a minha audição. Isso porque eu tinha muita dificuldade em compreender o que as pessoas diziam e já estou entendendo na primeira vez que falam, rs, voltei a ouvir certos sons como o barulho do microondas e da lava-louças.... estou bastante contente mas quero confirmar que vou ouvir ainda mais, rs. Graças a Deus tudo correu tudo bem.
Quando tive o diagnóstico, ouvi que a única saída era usar aparelho, mas fuçando na Internet, vi que existia a possibilidade de operar. Depois encontrei seu blog e conheci o grupo do Orkut (uma pena ter saído do ar, tinha tantos depoimentos legais lá!) e tudo isso me deu mais força para optar pela cirurgia. Sou muito jovem para depender de aparelho e uso meu ouvido para trabalhar (sou música), acho uma irresponsabilidade sem tamanho desses médicos que escondem a possibilidade da cirurgia, essa decisão deve ser sempre do paciente (claro, sendo bem orientado pelo médico, mas não tem cabimento eles quererem decidir por quem sofre com o problema). Ouvir é viver! A falta de ética, prá não dizer safadeza, de alguns médicos é espantonsa, veja pela minha mãe: 67 anos e só soube do diagnóstico de otosclerose dela porque eu levei todos os exames que ela tinha a um outro médico e ele confirmou que ela tem a mesma doença que eu! (o médico de quem falo é particular e era muito caro para minhas posses, hehehe, por isso não operei com ele, mas ele é ótimo também. Seu nome é Dr. Antonio Carlos Viana em São Paulo, atende na rua Cubatão). Agora quero convencer minha mãe a considerar a cirurgia, porque eu sei bem o que significa não poder escutar bem e ela sofre desse mal há muitos anos, praticamente não ouve nada com um dos ouvidos.
Enfim, eu apoio que quem tem essa doença faça a cirurgia e volte a viver, ouvir! Participar de conversas, se livrar do maldito "hein?" kkkk... escutar os sons da natureza como passarinhos cantando ou o vento na folhas, sons distantes, ter prazer em ouvir música... e o que mais anseio, ouvir o silêncio que me foi roubado pelos malditos zunidos mas, para isso, ainda terei de operar o outro ouvido. Enquanto isso, vou curtindo todo o resto que vai ser devolvido prá mim assim que eu tirar o curativo. :)
Quem está na dúvida de fazer a cirurgia, lembrem-se de que 95% volta a ouvir muito bem e outros 2 a 3% não têm alterações significativas de audição (o que ainda permite o uso do aparelho). 1% é quase nada contra 95% de chances de voltar a viver plenamente!! Os 3% que nada muda já têm o não, já têm a possibilidade de usar aparelho e ainda terão. Pensem bem :)

Bete, obrigada pelo blog e as infos que vc traz aqui. Elas foram essenciais para minha decisão e tranquilidade em operar! Inclusive em escolher o Dr. Andy.

Abraços e beijos,

Rebeca.

Eliza Bete disse...

Olá Rebeca fiquei muito feliz com o seu depoimento, e pelo resultado que vc teve até agora com certeza deu tudo certo, comigo foi igual, e vc tem razão ouvir é viver, vc vai ver como tudo mudará na sua vida, te peço permissão para colocar seu depoimento como um post no blog, com certeza isso ajudará muitas pessoas, obrigado por tudo 0 que escreveu e continue enviando notícias, Boa recuperação e bjosss.

Anônimo disse...

Ola Bete.vou deixar depoimento em agradescimento a vossas postagens de ajuda.ache este blog apos meu 5 dia cirurgiado.sou de caxias do sul-rs.ja tinha o problema a 10 anos e deixei de lado o risco da cirurgia.a 6 meses resolvi testar um aparelho auditivo e fiquei espantado com o quanto eu perdia de sons da vida e nao vi problema em usar aparelho.nao preocupo com preconceito.só achei incomodo ter q tirar e colocar.fora a reposicao de pilhas.o sus dá aparelhos gratuitos.um médico da minha cidade me apresentou a cirurgia o que me deu seguranca.entao abri mao do aparelho e arrisquei.ja q tinha pouco a perder.era severa.demais estou cirurgiado e ouvindo com tampao.amanha tenho revisao e vou pedir ao medico deixar o tampao.pois ta insuportavel ouvir tudo...kkk...to ainda zonzo mas fui dirigindo comer um mac lanche...literalmente FELIZ...mas quase enlouque com tanto barulho...no mais.todos ja disseram o que é importante...sai secrecao do ouvido...mas é normal.abraco.thiago

Eliza Bete disse...

Parabéns Thiago pela sua decisão, temos que optar pelo melhor e eu acredito que a cirurgia é o melhor caminho. Boa recuperação e se cuida!!

Unknown disse...

Pessoal, vocês que fizeram a cirurgia: passado um mês da minha cirurgia, estou ouvindo um certo "ruído" ao ouvir músicas principalmente (parece que o som distorce...). Alguém tem ou teve isso também? Obrigado!

Eliza Bete disse...

Olá Daniel será que não restou alguma sujeirinha do curativo?

Lorena disse...

Olá Bete, li todos os comentários postados aqui e me sinto confusa, mas acho q tenho otosclerose também. aos 18 anos comecei a perder audição aos pouquinhos. Na primeira gravide caiu muito e agora q to na segunda me desesperei ao fazer audiometria hoje... Piorou muito. Eu já havia perguntado o médico se não seria otosclerose, mas ele disse q apareceria na tomografia ou ressonância, não me lembro. No seu caso, alg exame sem ser audiometria comprovou o problema? Qual exame foi? Muito obrigada

Andrea disse...

Olá,pessoal.Fiz minha cirurgia em setembro de 2013,foi a melhor decisão tomada.Mas,infelizmente ,agora,março de 2015 perdi por completo a audição desse ouvido operado.Já tinha decidido operar o outro ouvido,quando acordei,completamente,surda do ouvido operado.Fiz audiometria e de todos os exames que tenho antes da cirurgia ,este é o pior.E os zumbidos,antes no ouvido não operado;agora,no operado e até na cabeça.Estou com labirintite e enjoada.Estou sofrendo demais.Alguém pode me dizer se já passou por isso,não sei se a protese deslocou,pois ainda não fui ao médico.Obrigada.

Andrea disse...

Olá,pessoal.Fiz minha cirurgia em setembro de 2013,foi a melhor decisão tomada.Mas,infelizmente ,agora,março de 2015 perdi por completo a audição desse ouvido operado.Já tinha decidido operar o outro ouvido,quando acordei,completamente,surda do ouvido operado.Fiz audiometria e de todos os exames que tenho antes da cirurgia ,este é o pior.E os zumbidos,antes no ouvido não operado;agora,no operado e até na cabeça.Estou com labirintite e enjoada.Estou sofrendo demais.Alguém pode me dizer se já passou por isso,não sei se a protese deslocou,pois ainda não fui ao médico.Obrigada.

Lucia disse...

Olá Marjorie,já fiz esta cirurgia há 32 nãos atrás com o Dr.César Guindani de Porto Alegre.Deu tudo certo mas acho que a cirurgia tem validade pois não estou escutando mais direito como no inicio pois ouvia tudo!Vou me consultar com ele para saber se pode ser refeita novamente.Tenho a Otosclerose e é genético,meu pai era surdo e meu avô também.A minha pergunta à você o seu caso era genético?Qual o nome de seu médico em Porto Alegre?Sou daqui e sempre é bom ouvir outra opinião sobre refazer esta cirurgia.Grata pela atenção e aguardo seu retorno!

mauricio disse...

Olá meu nome.é mauricio sou de recife pernambuco fiz a cirurgia a dois dias atrás e estou com muito zumbido no ouvido operado e normal sentir isso nois primeiros dias

Eliza Bete disse...

Olá Mauricio é normal sim, eu tive muito zumbido, fica insuportável, é por causa do curativo e secreções, sangue que ressecam dentro do ouvido ...depois que o médico tira some tudo. Boa recuperação pra vc!!

Rosi disse...

Oii td bem?Vou fazer uma cirurgia com o Doutro Andy, uma timpanoplastia. Já fiz em um ouvido e agora depois de 10 anos vou fazer no outro. Estou muito preocupada mais pelo que vi esse médico é maravilhoso. Vc sabe me dizer se no Cema vem embora no mesmo dia? Obrigada fica com Deus.

Eliza Bete disse...

Oi Rosi tudo bem e vc? bom quando eu operei com ele tive alta no mesmo dia, ele é um médico muito bom mesmo. Que Deus esteja com vc durante a cirugia e recuperação!!!

Anônimo disse...

Oi bom dia gostaria de saber qual procedimento para a cirugia pois fui diagnosticada com a ortocleroze. Qual quer médico otorrinolaringologista pode fazer essa cirurgia e muito cara. Sou de Goiania.

Anônimo disse...

Olá Bete
Fui diagnosticada com otosclerose
Minha perda auditiva ainda é bem pequena. Ouço tudo perfeitamente ainda, exceto as duas últimas frequencias
Estou muito nervosa, não sei o que fazer. Tenho medo da evolução da perda ser muito rápida. O doutor disse que vai fazer um diagnóstico mais preciso para poder me receitar medicamentos.
Mas queria saber sobre a cirurgia: pode ser feita no início? A minha perda está muito no início, mas fico mal só de pensar no futuro.
Não queria precisar utilizar aparelho auditivo.

Obrigada

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Angélica. Alguém conhece algum especialista em Porto Alegre? Fui diagnosticada em novembro/2014 e o médico disse que tenho otosclerose, mandou eu tomar um remédio para o zumbido, evitar café, chocolate, chá verde, chimarrão e coca e voltar a consultar com ele após 6 meses, mas sinceramente, não gostei deste médico e não senti confiança nele, quero ir em outro especialista em otosclerose, podem me ajudar?

Gizele Rochs disse...

Olá, adorei esse blog, descobri a ostocletrose a 2 anos e aqui na minha cidade (Pelotas-RS) não tem nenhum otorrino que opere, alguém sabe me indicar algum especialista no Rio Grande do Sul??? Obrigada

CLEIDE PARAIZO disse...

Antes de mais nada quero parabenizar a criadora deste maravilhoso Blog. Fiz minha cirurgia dia 17/08. Sentia todos os sintomas antes da citurgia, que expulseram no blog e hoje apos6 dias de operada, sinto todos os desconfortos aqui relatados.Minha preocupação hoje é que sinto meu ouvido super, mega, hiper tapado,uma pressão grande na cabeça, muitas zumbidos e marteladas na cabeca e confusão mental. Cheguei ao ponto do arrependimento, mas lendo os depoimentos deste maravilhoso blog, sinto-me mais confiante. Que Deus abençoe cada um de vocês.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 267   Recentes› Mais recentes»